Conheça os principais mitos sobre segurança digital!

Esse mundo da segurança cibernética ainda é um pouco complicado às vezes, não é? Por isso, é muito comum ouvir algumas coisas que acabamos achando que é verdade, mas que não passam de mitos, ou de informações erradas. É o que acontece muito na área de segurança online, chamada de cibersegurança.

Você já deve ter ouvido falar em alguns dos mitos mais comuns sobre o assunto, por isso eu separei 7 informações bem importantes para que você saiba de uma vez o que é verdade e o que mentira, tá? Vamos lá! 

1 – Não vou fazer atualização porque vai piorar meu aparelho

Muitas pessoas acham que fazer atualização significa baixar coisas que estão em testes ou que vai mudar sua experiência com seus aparelhos, principalmente com os computadores. Hoje em dia é bem comum que as pessoas coloquem a opção de não fazer atualizações automáticas.

Mas isso é um mito, tá? No passado até que isso podia diminuir o desempenho, mas hoje em dia não acontece mais. Sempre faça atualizações dos sistemas dos seus aparelhos, seja computador ou celular. Isso porque ela traz correções de erros e principalmente: ela te deixa cada vez mais protegido contra as ameaças que circulam na rede.

2 – Consigo perceber se meu aparelho tem vírus se ele ficar muito lerdo

As pessoas às vezes acham que só estão em risco se notar uma lentidão no computador ou no celular, mas essa não é exatamente uma verdade, tá? Antigamente os vírus até faziam isso, mas hoje em dia não mais. É porque na verdade eles querem passar despercebidos, então eles agem o mais silenciosamente possível. No caso de celulares, algo que pode indicar um vírus é quando a bateria começa a acabar rápido demais.

Mas não pense que só tem virus se tiver com um desses sintomas, tá? Sempre mantenha seus aparelhos protegidos!

3 – Nenhum hacker vai querer invadir meu aparelho, eu não tenho nada de valor

Esse é um grande mito! Não é só famoso ou gente rica que tem os dados invadidos. Pois é, eles vão atrás de todo mundo, não é só de gente rica ou empresas, então não cai nesse mito não, vamos nos proteger sempre!

4 – Não pode ser golpe se a mensagem vem de um amigo

Gente, as vezes o seu amigo cai em um golpe e um vírus no aparelho dele manda a mensagem para você sem ele nem saber! É, é muito perigoso! Então se você receber um link de algum amigo por um programa, celular ou computador, sem ele explicar nada ou dizer nada, sempre pergunte o que é antes de abrir. Veja com ele se foi ele que mandou mesmo, e se ele sabe o que é. Não dá mole não!

5 – Só o Windows que tem vírus

Você já ouviu alguém falar que iPhone não pega vírus? Ou que celular não tem vírus? Esse é mais um mito. Pois é, existe malware para sistemas operacionais também. E muitas das falhas de segurança são críticas. Cuidado com o que você baixa no seu celular ou nos links que abre, e principalmente evita usar redes de internet públicas que são abertas para acessar informações pessoais, tá?

6 – Alguém pode me ligar e clonar meu celular

Essa é mais uma mentira que acabou se espalhando muito rápido. Existe sim a clonagem de número, gente, mas não dá para fazer através de uma ligação, tá? Então para se proteger dessa e de outras ameaças, evite passar informações pessoais em sites que não sejam de confiança e tenha sempre um antivírus instalado.

E aí, você acreditava em algum desses mitos? Já ouviu quais? Marca os amigos e familiares que precisam ficar espertos 😉