Conheça iniciativas que mudaram o acesso à água no mundo

Você sabia que 750 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável no mundo? É muita gente, né? A maioria delas está na região chamada África Subsahariana e na Ásia. E mais, outro dado interessante (ou alarmante): em 2030, a água potável do planeta só dará conta de 60% da população. Ai gente, e agora?

Calma, felizmente tem muita gente pensando em como mudar esse cenário. As iniciativas vão de educação até novas tecnologias de filtragem para reuso deste precioso bem. Vamos conhecer?

LifeStraw: este já ganhou diversos prêmios de inovação ao redor do mundo. Imagine um canudo com fibras especiais capazes de filtrar a água (por mais suja que seja) enquanto você a suga. Imaginou o quanto isso é complexo? É filtragem em tempo real.

conheca-iniciativas-que-mudaram-o-acesso-a-agua-no-mundo

Slingshot: inventado pelo mesmo criador dos carrinhos Seagway e da cadeira de rodas iBot (que sobe escadas!), Dean Kamen cirou um sistema de filtragem que imita o processo natural de evaporção e condensação da água na natureza. Em parceria com a Coca-cola ele já distribuiu gratuitamente a sua invenção em 15 aldeias da África. Veja:

AirHuerta: este foi desenvolvido aqui perto, na Universidade de Lima – Peru. A ideia é muito criativa, gente. Ele capta a umidade do ar e a converte em água limpa para ser consumida. A invenção foi parar até em uma famosa peça publicitária, um outdoor capaz de captar água do ar.

LUV Water: este invento é bem engenhoso. Ele utiliza o peso da própria água para acionar luzes especiais de LED que conseguem eliminar 99% das impurezas causadoras de doenças e com forte importância da mortalidade infantil em locais sem acesso à água potável. Olha só que curioso:

Viu só como a tecnologia pode ajudar em todas as nossas necessidades? Achei o máximo. Qual delas você mais gostou?