Conheça 10 dicas pra aproveitar muito o Google Assistente!

O Google Assistente vai além de uma ferramenta pra fazer pesquisas por comando de voz. Ele já consegue fazer muitas coisas legais e te ajudar com várias tarefas no aparelho, sabia? Pois é, se você não tem costume de usar o Google Assistente, talvez essa seja uma ótima hora pra começar e entender como ele pode ser realmente uma ajuda.

Mesmo pra quem já usa com frequência, aqui vão 10 dicas bem legais pra vocês aproveitarem o máximo o recurso. Preparados?

Ativando o Google Assistente

Essa aqui é a primeira dica e muito importante pra quem ainda não usa o Google Assistente e quer começar a usar. Muita gente não sabe, mas ele é ativado através do aplicativo do Google e não nas configurações do seu celular, tá?

Pra isso é só abrir o aplicativo e ir naqueles três pontinhos no canto direito inferior onde tem “Mais”. Em seguida escolha a opção “Configurações” e depois, “Google Assistente”.

Pronto, agora vai na aba “Assistente” e procura pelo seu dispositivo lá embaixo. Clica em “telefone” e aí é só ativar. Ele já tá pronto.

Geralmente o aplicativo do Google já vem instalado no seu celular Android, mas caso precise pode fazer o download clicando aqui. Já se você tiver um iOS, pode fazer download clicando aqui!

Reconhecendo sua voz

Agora que seu Assistente tá ativado, uma função bem legal é a de poder ativar ele apenas com a voz. Isso mesmo, você nem precisa pegar no telefone! É só ativar a referência de voz. Pra isso ali mesmo onde você ativou ele, é só clicar em “Voice Match”. Ele vai pedir pra você repetir algumas vezes a frase “Ok, Google” pra aprender como é sua voz, tá?

Comandos de rotina

Outra função bem legal que é bem a cara de um assistente digital é a de te ajudar com algumas coisas do seu dia a dia. Pra isso você só precisa ir na opção “Rotinas” que tem na aba “Assistente”.

Ele já te mostra algumas pré programadas, mas você pode adicionar uma, tá? Por exemplo, você pode adicionar a rotina de ir até o trabalho, então quando você disser “Ok, Google, Vamos para o trabalho” ele já vai mostrar as ações que você quiser e depois até tocar uma música!

Tocando música no Spotify

Que tal pedir pro seu celular tocar uma música no spotify sem precisar pegar nele? Pois dá pra fazer com o Google Assistente! É só ir na aba “Serviços” do lado da aba Assistente e escolher a opção “Música”. Nela, você escolhe pra vincular sua conta no Spotify.

Pronto, agora é só pedir pra tocar uma música ou um estilo. Por exemplo “Ok, Google, toque Pablo Vittar no Spotify”.

E a Netflix? Também dá!

Outro serviço que você pode vincular pra assistir sem precisar ficar abrindo aplicativo é o da Netflix. Logo embaixo de Música na aba “Serviços”, você escolhe a opção “Vídeos e Fotos” e escolhe a opção Netflix.

Adicionar sua casa ou local de trabalho

Pra facilitar os serviços do Google Assistente, principalmente de trânsito e rotas, você pode pedir pra localizar sua casa ou o local de trabalho pelo aplicativo. É só ir na aba “Você”, descer até “Seus lugares” e pronto. Dá pra adicionar vários endereços!

Encontrando aplicativos

Uma função bem legal pra ser usada no Google Assistente é a de encontrar aplicativos com facilidade. Ao invés de abrir a Play Store e ficar procurando por nome, basta dizer o nome do aplicativo seguido por “na Play Store”. Ele já vai abrir a página só pra você clicar em fazer o download!

Colocando alarmes

Vai tirar uma soneca e não quer perder a hora? Colocou um bolo no forno e não quer correr o risco de esquecer? É só usar o Google Assistente pra criar um alarme! Bem simples, nem precisa pegar no celular! Basta dizer “Ok Google, coloque um alarme par daqui a 2 horas”, por exemplo.

Traduzindo em tempo real

Quer falar algo com alguém em outra língua? Ele te ajuda também! Basta dizer “Ok Google, Olá em espanhol”, que ele vai te mostrar a tradução da palavra no idiota selecionado. Bem fácil, né?

Passatempos e diversões

Também tem muitas coisas legais que você pode pedir pro Google Assistente pra passar o tempo ou se divertir um pouco. Pode pedir pra ele jogar uma moeda, pra contar uma piada, pra jogar um dado, fazer perguntas sobre a vida ou até mesmo pra ele te falar um número aleatório para sorteios.

E aí, gostou das dicas? Você já usa o Google Assistente com frequência? Qual o comando que você mais usa? Me conta aí 😉