Confira o passo a passo para regularizar CPF e pedir auxílio emergencial de 600,00 pela internet!

Oi, gente! O governo já começou a pagar o auxílio emergencial de R$600,00 para quem fez o pedido através do aplicativo. Eu mostrei já como esse aplicativo funciona e se você quer conferir o passo a passo é só clicar aqui, tá?

Mas pra pedir o auxílio é importante, além de estar dentro dos pré-requisitos, também ter o CPF regularizado, sabia? Então saiba como conferir se o seu CPF está em dia e, caso não esteja, como regularizar a situação pra pedir o auxílio.

Como consultar o CPF

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site da Receita Federal, clicando aqui. Ao entrar no site, é só ir em CPF, que aparece logo no começo da página.

Em seguida vá em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” que vai aparecer onde tem Serviços em Destaque.

Pronto, agora é só colocar o número do seu CPF e a sua data de nascimento pra fazer a pesquisa. Ah, e não esquece de clicar em “não sou um robô”  ao lado antes de clicar em consultar!

Ele vai te mostrar a situação do seu CPF. Se ele estiver tudo certinho e regularizado, você pode se inscrever pra pedir o auxílio emergencial, tá?

Mas, se aparecer uma mensagem dizendo que  o seu CPF está suspenso, dá pra fazer a regularização de forma gratuita pelo próprio site.

Regularizando seu CPF

Novamente você vai entrar no site da Receita Federal e escolher a opção CPF. Só que dessa vez você vai clicar em “Regularizar cadastro CPF” que aparece no início da página 

Na página que vai abrir, você vai clicar em “Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa”, que fica logo embaixo.

Ele vai te mostrar um formulário para você preencher com dados pessoais e endereço. E em seguida clique em Enviar.

Essa regularização é instantânea, então assim que você acabar de preencher, ele já vai te mostrar uma mensagem confirmando que o CPF está regularizado. Por e-mail

 Se mesmo assim você não conseguir , ainda é possível enviar um e-mail, e o endereço depende de qual estado você mora. É só enviar uma mensagem pedindo uma solicitação para regularização do CPF. 

Durante o atendimento é bom você já deixar alguns documentos preparados que vão ser pedidos como uma fotocópia da sua identidade, titulo de eleitor, comprovante de atendimento, protocolo de atendimento da internet e uma foto sua segurando sua identidade.

O protocolo da internet é caso você tenha feito um pedido de Alteração ou Regularização que não tenha sido concluído, que aí é gerado na hora. 

 Estes são os endereços de e-mail  para cada estado:

  • 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) – atendimentorfb.01@rfb.gov.br
  • 2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR) – atendimentorfb.02@rfb.gov.br
  • 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) – atendimentorfb.03@rfb.gov.br
  • 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) – atendimentorfb.04@rfb.gov.br
  • 5ª Região Fiscal (BA e SE) – atendimentorfb.05@rfb.gov.br
  • 6ª Região Fiscal (MG) – atendimentorfb.06@rfb.gov.br
  • 7ª Região Fiscal (ES e RJ) – atendimentorfb.07@rfb.gov.br
  • 8ª Região Fiscal (SP) – atendimentorfb.08@rfb.gov.br6
  • 9ª Região Fiscal (PR e SC) – atendimentorfb.09@rfb.gov.br
  • 10ª Região Fiscal (RS) – atendimentorfb.10@rfb.gov.br

E aí, conhece alguém que precisa pedir o auxílio e ainda não conseguiu? Então  envia essa matéria pra ela 😉