Confira algumas dicas legais para ajudar a preservar a bateria do seu notebook!

Oi gente! Os notebooks são uma ótima opção pra quem quer um aparelho que pode ser carregado com facilidade para outros lugares e principalmente que não precisem estar sempre conectado na tomada pra funcionar, né? As baterias dão conta do recado, mas você já percebeu que com o tempo elas começam a durar cada vez menos?

Isso é comum, porque toda bateria tem um tempo de vida útil, e elas acabam desgastando mesmo, não tem como evitar. Porém, você pode tomar alguns cuidados para fazer com que ela dure mais.

Por isso eu vou dar umas dicas do que fazer para preservar a bateria do seu notebook. Vamos lá?

Use o notebook na tomada sempre que puder

Se você está usando seu notebook em casa, ou no trabalho, ou em locais onde você pode deixa-lo conectado na tomada enquanto utiliza o aparelho, então faça isso. É,  porque a vida útil da sua bateria depende não de quanto tempo você já usou o notebook, mas quantas vezes ela teve que ser carregada.

Então se você fica usando ele só na bateria várias e várias vezes, isso significa que ele vai ter várias cargas e vai se desgastar mais rápido. A dica é deixar pra usar só na bateria quando não houver opção de tomada.

Se estiver usando só na tomada, não precisa tirar a bateria

Muitas pessoas acreditam que tirar a bateria do notebook enquanto usa ele na tomada ajuda a ela durar mais. Mas como eu disse, ela só desgasta quando realiza uma carga. Se você usa sempre no notebook ela vai estar sempre em 100% e por isso não vai ser desgastada. E é bom que em caso de queda de energia você não perde seu trabalho.

Mas atenção, se você usa o notebook para tarefas mais pesadas que fazem com que ele esquente muito, ou até mesmo usa em cama ou em locais quentes, nesse caso é melhor tirar. Isso porque o calor ajuda a desgastar a bateria também, tá?

Pode deixar o notebook sempre ligado

Como eu disse antes, se o seu notebook tá sempre ligado na tomada, a bateria vai estar sempre em 100%, então ela não vai se desgastar. Então se você gosta de deixar o aparelho ligado na tomada enquanto dorme, contanto que ele fique mesmo na tomada, não vai afetar a vida útil da sua bateria, tá?

Na hora de substituir, fique de olho nas especificações

Toda bateria tem uma vida útil, e geralmente elas duram de 2 a 3 anos a depender do uso de cada pessoa, tá? E quando você sentir que seu notebook já quase não fica muito tempo ligado só na bateria é porque tá na hora de trocar. Não precisa comprar uma exatamente igual a primeira, mas é importante que você olhe as especificações técnicas pra saber se são as mesmas.

É só dar uma olhadinha na própria bateria antiga e ver detalhes como a tensão elétrica (voltagem) e a corrente elétrica de entrada e de saída. Se forem iguais, é seguro!

E aí, gostou dessas dicas? Marca aí os amigos que têm notebook pra eles já ficarem espertos! 😉