Confira 10 dicas pra deixar o seu smartphone Android mais rápido!

Oi, gente! Se você já tem seu celular há alguns meses ou mais, com certeza já percebeu que com o passar do tempo ele já não fica tão rápido quanto era no começo, né? Isso é normal, porque a medida que você entra na internet ou usa aplicativos, o celular acaba guardando informações e arquivos e ficando cada vez mais cheio.

Por sorte existem algumas coisas que você pode fazer pra ajudar o Android a ficar mais rápido! Muito legal, né? Então vem comigo que eu de dou 10 dicas incríveis.

Limpando o cache e a memória

Uma forma bem simples de manter a memória do seu smartphone sempre limpa de arquivos desnecessários é o aplicativo Files do Google. Com ele você consegue liberar espaço do aparelho rapidamente. Ele consegue analisar o celular pra encontrar arquivos que não são usados e também te ajuda até a transferir arquivos. Também dá pra limpar o Cache de aplicativos, tá?

Pra fazer o download é só clicar aqui!

De olho nos aplicativos que não usa

Muitos smartphones já chegam de fábrica com alguns aplicativos que são da fabricante e que muitas vezes você nem usa, né? Alguns não dá pra desinstalar, então você pode apenas desabilitar, já outros dá pra desinstalar! É só ir em configurações e depois em apps pra ver a lista de aplicativos e desinstalar.

Ah, e essa dica também serve pra aplicativos que você instalou há algum tempo e já não usa mais, ou jogos que você já enjoou também, tá?

De olho nas atualizações

As atualizações no sistema do seu celular são muito importantes porque além de ajudar o aparelho a gerenciar suas coisas com mais rapidez, ele também protege contra falhas, tá? Então é muito importante manter o seu celular sempre atualizado.

Quando existe uma nova atualização disponível ele sempre avisa, assim você pode escolher fazer contanto que esteja conectado em uma rede Wi-Fi. Se você quiser fazer depois ou até mesmo confirmar se não tem nenhuma atualização pra fazer, é bem simples.

Vá em Configurações, depois em Sobre o Telefone e clique em Atualizações do Sistema. Se tiver alguma disponível, é só instalar!

Escolha versões Lites dos aplicativos

Se você tem um smartphone com pouca memória, uma dica muito legal é procurar as versões Lite dos aplicativos. Hoje em dia muitos apps populares contam com uma versão mais leve feita pra smartphones com pouca memória como o Facebook, o Twitter e o Uber por exemplo.

Essas versões consomem menos internet, menos memória, são mais leves e ocupam menos espaço. Eles têm todas as funções básicas dos aplicativos, mas podem ter um visual mais simples e pode não ter algumas funções mais avançadas, tá?

Eu já expliquei sobre esse assunto aqui e dei até umas dicas de aplicativos Lite, dá uma olhadinha clicando aqui!

Uma tela inicial mais limpa

Hoje em dia existe uma infinidade de opções de papel de parede pra tela inicial dos celulares, né? Tem até papel de parede em 3D ou que se movem e são lindos! Mas infelizmente eles consomem muita memória e podem deixar seu smartphone mais lento.

Então a dica é manter papeis de paredes estáticos mesmo, os que não se movem, isso vai ajudar bastante!

Tentando um Launcher diferente

Se seu celular demora pra ligar, pra mudar entre os aplicativos e até pra navegar por eles, pode ser que uma nova Launcher ajude. A Launcher é como você interage com o smartphone, mudando a interface como o papel de parede, a tela de descanso, a forma como os aplicativos são mostrados na tela, entre outras coisas. Todo smartphone vem com uma launcher, mas as vezes instalando uma Launcher de terceiros pode deixar o aparelho mais rápido e não pesar tanto.

Um exemplo disso é a Evie Launcher, que faz bastante sucesso pra quem quer algo mais simples pra deixar o Android mais rápido. Pra fazer download dela é só clicar aqui!

Bateria adaptável

Em versões mais recentes do Android é possível ativar o recurso Bateria Adaptável, que faz com que ele restrinja o uso da bateria em aplicativos em segundo plano. Assim evita que a bateria seja consumida por aplicativos que nem estão sendo usados, né?

Caso seu smartphone tenha uma versão mais antiga do Android, você pode ver o consumo de cada aplicativo na área de bateria e fechar manualmente para que eles não fiquem consumindo muita energia sem necessidade.

Pra isso é só ir em Configurações e depois em Bateria.

Diminua o tempo de tela ligada

Uma forma de aumentar a vida útil da bateria é desligar o modo de tela ambiente sempre ligada e diminui o tempo que ela fica acesa sem que você esteja mexendo. Isso impede que o celular fique com a tela acesa sem necessidade, gastando bateria dessa forma.

Pra isso é só ir em Configurações e depois em Tela. Vá em “avançados” e clique em Tempo Ocioso, assim você escolhe. A dica é deixar 30 segundos de inatividade.

Desligue o Bluetooth

Hoje em dia dá pra usar Bluetooth do celular pra muitas coisas. Seja conectar um fone de ouvido sem fio, ou conectar o aparelho ao som do carro pra ouvir música ou até mesmo em uma caixa de som dentro de casa. Por isso é comum que essa função fique sempre ativa, né? Mas ela gasta bateria e pode até deixar seu celular mais lento, então a dica é sempre desabilitar o Bluetooth quando você não for usar, tá?

Não instale nenhum otimizador de bateria

Embora muitas vezes você possa ficar na tentação de instalar um aplicativo que promete aumentar o tempo de bateria do seu celular, eles quase sempre não valem a pena o esforço. Eles ajudam a remover aplicativos que estão rodando em segundo plano e limpam o cache, mas muitas vezes pode vir com muitas propagandas que incomodam e até mesmo malwares, que são programas maliciosos que podem pegar dados do seu aparelho. 

Pra isso é melhor usar o Files do Google pra apagar o cache e remover manualmente os aplicativos em segundo plano nas configurações de bateria, como eu ensinei lá em cima, tá?

Se nada funcionar, resete o celular

Se mesmo depois de tudo seu celular ainda esteja travando muito ou muito lento, tente resetá-lo. Essa opção, entretanto, irá apagar tudo o que tem nele, então é bom fazer um backup antes e salvar suas fotos e arquivos em algum serviço de nuvem pra não perder, tá?

Pra isso você precisa ir em Configurações, depois em Sistema, e escolher a opção Opções de Restauração e clicar em Apagar todos os dados.

Se mesmo depois de tudo isso o celular ainda tá lento, a memória fica cheia toda hora e os aplicativos estão abrindo com dificuldade, é hora de mudar de aparelho. No Magalu dá pra você comprar um smartphone novo sem sair de casa, é só clicar aqui e escolher o seu preferido!

E aí, conhece alguém que tá precisando fazer uma limpa no smartphone? Então marca aqui 😉