Como saber se você está conectado à algum site

Oi gente! Hoje em dia uma das maiores preocupações com o nosso computador é a presença de vírus, não é? E são muitos tipos, pode ser vírus, worms, cavalo de Troia, spyware, entre outros. Você não precisa entender exatamente como eles funcionam, mas é bom saber como eles podem invadir o seu sistema e o que podem fazer.

A primeira coisa a se fazer é ter um antivírus instalado e sempre atualizado, tá? Mas você pode ficar de olho em outros sinais, como por exemplo, descobrir que algum programa malicioso no seu computador está usando sua conexão para acessar sites que você nem sabe! É, isso pode acontecer. A boa notícia é que tem um programinha que você pode usar para ficar de olho nisso. E é bem fácil!

De olho nas conexões!

O nome do programa é CurrPorts e ele é bem leve e nem precisa de instalação, tá? Então é bem simples de usar. Primeiro, você precisa fazer o download neste link. Ele vem compactado, então precisa primeiro extrair para o seu computador. Você pode fazer isso em qualquer pasta que quiser, tá? Pode simplesmente clicar nele, segurar o botão do mouse e arrastar até a pasta ou clicar no “Extract to” no WinRar e escolher um local.

Pronto, agora é só abrir o programa. Mas a dica aqui é clicar com o botão DIREITO do mouse em cima dele e escolher “Executar como administrador”.

Ele vai abrir como uma janela e ali vão estar todas as conexões do seu computador, tá? Tem o nome do processo e várias informações. Se você não entende muito sobre essa parte, não tem problema, o que você precisa é ver se tem algum processo sublinhado de rosa, como na imagem abaixo.

Se tiver, essas são as conexões que o programa classifica como suspeitas. Você pode clicar com o botão direito do mouse em cima delas e escolher a opção “Kill Process of Selected Ports”. Ele vai perguntar se você quer mesmo excluir e você clica no SIM.

Fácil não é? Assim, você evita que conexões suspeitas utilizem sua rede de internet. Se isso acontecer, vale a pena fazer uma varredura com o antivírus, tá?

E aí, você conhecia esse método? Já foi vítima de vírus no computador? Marca aqui os amigos para deixar todos mais seguros 😉