Como melhorar a experiência do Home Office?

Oi, gente! A cultura de Home Office, ou seja, de trabalhar em casa, já vem sendo usada em muitos lugares há algum tempo, mas ainda pode ser nova para algumas pessoas e empresas. Por isso, em momentos como esse, em que é preciso implantar esse tipo de trabalho para evitar o contágio do Coronavírus, pode ser que seja um desafio pra muita gente.

Se você não é acostumado a trabalhar de casa e sua empresa está agora adotando o Home Office, aqui vão algumas dicas bem legais pra te ajudar a se acostumar com essa nova rotina.

Sempre em sintonia

A primeira dica é se certificar de que tenha uma estrutura tecnológica pra isso. Ou seja, se você tem um computador viável em casa e internet para trabalhar remotamente. Caso você não tenha essas condições, poderá conversar com a empresa e assim chegarem a uma solução para o caso.

A segunda dica é manter sempre a comunicação e a sintonia com as pessoas que trabalham com você, mesmo de longe. É preciso combinar uma plataforma  para vocês se comunicarem sempre, o que é bem importante. 

Dentre as plataformas que podem ser utilizadas pra ajudar o seu grupo de trabalho a ficar sempre conectado uma que se destaca é o Trello. Nele, vocês podem criar quadros, organizar os projetos que precisam ser feitos, delegar tarefas e colocar prazos pra que todos fiquem sempre atualizados. Pra se cadastrar é só acessar o site clicando aqui.

Já pra manter contato em conversas, uma dica bem legal é o Slack. Dessa forma você pode separar o trabalho do lazer e ter uma plataforma dedicada. Nele vocês podem criar salas e canais dedicados a cada projeto em particular e através do aplicativo do smartphone receber notificações e mensagens a qualquer momento. Pra ter acesso a ele, basta clicar aqui.

Ainda em relação a comunicação, a terceira dica é priorizar as videoconferências. É mais fácil discutir ideias e conversar sobre algo vendo a expressão das outras pessoas e conversando “cara a cara”, mesmo que por vídeo. Também ajuda a ter uma comunicação mais limpa e evitar mal entendido em intenções de fala.

E uma ótima notícia é que o Google tá liberando vários recursos avançados de videoconferência no Hangouts de forma gratuita, o que ajuda bastante. Quer saber mais sobre essa novidade? Então clica aqui que eu contei tudo! 

Mantendo uma rotina saudável

Se você vai trabalhar de casa, é importante se policiar pra não cair em algumas tentações. Uma dica bem legal é se arrumar mesmo que não vá sair de casa. Não precisa colocar gravata, paletó, salto, nem nada do tipo, mas é importante não ficar de pijama e nem sem camisa, por exemplo. Até porque a qualquer momento pode ser preciso entrar em uma videoconferência, né? Além disso, evita a preguiça e aquela vontade de voltar pra cama 😉

Também é muito importante manter a qualidade de vida. Ou seja, mesmo estando em casa lembre-se de levantar as vezes, beber água, se alimentar, caminhar um pouco. Se você estiver só em casa pode ser que a concentração e a falta de interrupções te façam esquecer esses detalhezinhos importantes.

E, como no Home Office a internet é essencial, é interessante que você consiga usar o máximo da sua Wi-Fi com mais velocidade. Uma delas é posicionar o roteador em um local mais alto pra evitar que o sinal tenha interferência de objetos ao redor. Outra é, ficar o mais perto dele possível, pois quanto mais distante, menor será a força do sinal, tá?

E caso aconteça algum imprevisto com a internet Wi-Fi, uma solução prática enquanto ele é resolvido é rotear a internet do seu celular. Pra fazer isso é bem fácil, é só ir em Configurar > Rede e Internet > Roteador Wi-Fi e conexão. Então é só ativar, escolher a senha e conectar pelo seu computador. 

Outra dica importante é dedicação, porque se você não tá acostumado com o Home Office vai precisar de um tempinho pra isso. Com paciência, você vai acabar percebendo que ele pode trazer muitas vantagens. Caso sinta dificuldade com algo, vale a pena pedir uma ajuda, seja dos colegas ou do chefe. E claro, ajudar também é sempre bem vindo!

E, por fim, pra se ter uma boa experiência de Home Office é imprescindível que você tenha equipamentos confortáveis e feitos especialmente pra te ajudar a ter uma qualidade de trabalho ainda melhor. No Magalu existe uma sessão exclusiva com todos os produtos pro seu Home Office, dá uma olhadinha clicando aqui!

E aí, conhece alguém que vai trabalhar de casa nesse período? Então compartilhe essa matéria pra dividir as dicas! 😉