Como incorporar playlists do Spotify em seu site?

Você já reparou como a tecnologia ao redor da música já mudou novamente? Se no início dos anos 2000, o modelo de downloads por música do iTunes dominou o cenário, de uns três anos para cá, grande parte dos consumidores quer mesmo é poder pagar uma mensalidade acessível e ouvir, por streaming, quantas músicas quiser, sem limites.

É neste momento que o Spotify apostou e, após 100 milhões de clientes, comemora seu sucesso. No final do mês passado, nós aqui ainda tivemos mais motivos para comemorar: o serviço chegou oficialmente ao Brasil, oferecendo uma seleção musical incrível.

Explicando: mais do que um grande acervo (e ele tem!), o serviço se diferencia pela criatividade de suas playlists. Elas vão além dos estilos tradicionais, e ele dá até dicas musicais para cada momento do dia, clima, humor, festa do calendário oficial do país ou o que mais inventarem. Eu adoro abrir o Spotify pela manhã e seguir as dicas do próprio site, que está sempre atualizado.

E olha só que legal: aquela playlist que você adora pode ser incorporada (ou “embedada” no “internetês” rs) como vídeos do YouTube em seu site, sabia? Se liga!

As playlists são classificadas de diversas formas, mas a melhor maneira de acessar é clicar em “Navegar” no painel esquerdo. Daí, você vai ver algo mais ou menos assim:

como-incorporar-playlists-do-spotify-em-seu-site

Logo abaixo, em “Gêneros”, você percebe já um cuidado em classificar as Playlists de forma mais intuitiva. Vamos seguir a onda do campeonato de futebol que está rolando? Basta clicar em “Loves Football”. Veja só quantas seleções de músicas, por país e até personalidades!

como-incorporar-playlists-do-spotify-em-seu-site-1

Como exemplo, vamos aprender a incorporar a playlist “Brasil”, criada com clássicos de todos os tempos que tenham o futebol e nossa seleção como tema. Ao clicar você vai ver uma lista com as músicas e três botões ao lado da capa: para reprodução, seguir e os três pontinhos. Pode clicar nesse símbolo dos pontinhos, ok?

como-incorporar-playlists-do-spotify-em-seu-site-2

No menu contextual, é só selecionar a opção “Copiar código para incorporar”. Pronto, agora é só ir em seu site ou blog e criar um post com o código copiado. Simples, né? Olha o resultado aí embaixo:


Agora é torcer, dançar e curtir a música do seu coração! Aproveitando: qual o seu estilo preferido? Comenta aí!