Como fazer a bateria do notebook durar mais!

Quem usa notebook vira e mexe precisa deixa-lo só na bateria, não é? É comum, já que o objetivo é mesmo de um computador que a gente possa levar para vários lugares. Mas você já reparou que com o passar do tempo essa bateria vai durando cada vez menos? É, ela acaba desgastando, é verdade, mas também existem programas que podem estar consumindo demais a bateria do seu notebook, sabia?

E se você tem um Windows 10, a Microsoft já colocou alguns recursos que ajudam a descobrir quais são esses aplicativos, que chegaram depois dessa nova atualização do sistema de outubro. As vezes é um que você nem usa mais! Quer aprender como fazer isso? É bem simples, vem cá que eu te ensino:

Qual a situação da bateria agora?

A primeira forma de olhar qual programa ou aplicativo está consumindo mais a sua bateria é vendo em tempo real, não é? Pois é, dá para abrir o gerenciador de tarefas e olhar isso a qualquer momento! Além de bateria, também dá para ver se ele está consumindo muita memória ou CPU também.

Primeiro é só apertar as teclas Ctrl + Shift + Esc juntas, ao mesmo tempo. Ele vai abrir um gerenciador de tarefas mais simples, e então você clica em “Mais detalhes” para ver o completo.

Pronto, agora quando ele abrir, você vai poder ver cada programa e o quanto está consumindo de CPU, Memória, Disco, Rede e tanto o uso de energia quanto a tendência. Ou seja, ele pode não estar usando muita energia naquele momento, mas geralmente usa, sabe?

Checando os programas

E falando nisso, ainda dá para você ver o relatório completo dessa tendência de gastar energia de cada aplicativo. É, não é em tempo real, mas é baseado em todo o tempo de uso do notebook na bateria, então você sabe realmente quais os que gastam mais, e os que gastam menos.

Para isso é só apertar as teclas Win + I. A tecla Win é aquela que tem o desenhinho do Windows, tá? Vai abrir a janela de Configurações do Windows e você clica em “Sistema”.

Pronto, agora ali do lado esquerdo, clica na opção de “Bateria”. Quando abrir essa opção, vai em “Veja quais apps estão afetando a duração da bateria”.

Dá até para escolher o período que você quer ver. Por exemplo, nas últimas 24 horas, quais foram os aplicativos ou programas que gastaram mais energia?

Agora que você já pode controlar melhor isso, dá até para apagar alguns aplicativos ou até mesmo tentar substituir por outros que fazem a mesma coisa mas que não consomem tanto a energia assim, não é? Mas vale lembrar que ele só funciona para quem já fez a atualização de outubro, tá?

E aí, sabia dessa novidade? Marca os amigos e familiares aqui e espalha o conhecimento! 😉