Como era conversar na internet antes do WhatsApp

Quem aí já usa internet há mais de 10 anos? Se você tá nesse grupo com certeza deve lembrar de um dos mensageiros que fizeram sucesso no final do século passado. E se você já tem 20 anos de internet com certeza já ouviu falar de todos! Isso mesmo, antes do WhatsApp as pessoas já se comunicavam com mensageiros pelo computador, já que na época os smartphones ainda nem existiam direito.

Quem não lembra do barulhinho da internet discada? Pois é, ela era mais lenta, mas mesmo assim os mensageiros não faziam feio não. Muitos deles até tinham alguns recursos que nós usamos hoje em dia! Vamos relembrar um pouco?

ICQ

O ICQ foi um mensageiro bem famoso na época. Quem conheceu não vai esquecer nunca o sonzinho do “oh-oh” quando recebia uma mensagem! Rs.

Ele ficou em alta principalmente no começo dos anos 2000 e o ícone era uma florzinha. Aposto que você também já ficou acompanhando enquanto as pétalas iam mudando de cor até conectar, acertei? Nele também já era possível mudar seu status, podendo ser de online, ausente, indisponível, livre pra bater papo, não perturbe, invisível e offline.

Um detalhe bem marcante do ICQ é que ele mostrava o que a pessoa escrevia em tempo real. Ou seja, se você escrevia algo e se arrependia e queria apagar, a outra pessoa já podia estar de olho e aí nem adiantava. Tinha que pensar bem antes de começar a digitar! Mas ao mesmo tempo era um recurso bem divertido.

Ele deixou muitas referências para outros mensageiros mesmo depois que acabou, como os bate papos em grupos, adicionar contatos pelo número de telefone e poder colocar uma frase no status.

MSN

Outro clássico dos clássicos. O MSN começou tímido, sem muito sucesso, mas a medida que a Microsoft começou a adicionar recurso acabou ocupando seu lugar e se tornando um grande sucesso depois do ICQ. Dava pra mudar o layout do programa, enviar arquivos e até mandar emoticons animados. Quem não lembra das animações de chamar atenção ou que tomavam toda a tela?

No MSN toda vez que alguém ficava online, a janelinha subia no canto inferior mostrando. Quem nunca ficou offline e online várias vezes seguida pra chamar a atenção de alguém? Clássico! Rs.

A versão de 2010, inclusive, tinha até integração já com o Facebook e com o Youtube. Já com o nome de Windows Live Messenger, ele mostrava a música que você tava escutando e dava pra separar os contatos em grupos diferentes. Legal, né?

mIRC

O mIRC é mais antigo, mas ainda assim marcou uma geração. Ele era mais simples, não dava nem pra colocar imagem de perfil, mas você era identificado pelo seu nickname, ou apelido. Muita gente abusava da imaginação colocando caracteres especiais pra deixar o nickname o mais diferentão possível.

Foi nele que o bate papo em grupos se tornou tão popular, era muito comum entrar nos canais e encontrar várias pessoas lá. O legal do mIRC era que você podia entrar em canais aleatórios e conversar com qualquer pessoa. Era muito comum entrar em canais da sua cidade, por exemplo.

Mesmo que simples, o mIRC ainda trazia recursos que foram considerados bem avançados pra época que fez sucesso, como por exemplo o fato de poder abrir vários canais em uma mesma janela.

Google Talk

Antes do Hangouts, existia o Google Talks. Isso mesmo, o Google Talk era o mensageiro do Gmail antigamente, feita justamente para trocas de mensagens rápidas para os contatos. O que foi muito bem vindo. Ali você já tinha o contato de pessoas com quem trocava e-mails, só que com uma opção mais rápida de interação.

Ainda era possível fazer ligações pelo chat, enviar mensagens de voz e até vídeo chamadas. Pois é, e você achando que o WhatsApp que popularizou isso né? Na verdade o GTalk não era tão popular na época, ao menos não tanto quanto foram o ICQ e o MSN, mas se você tinha um Gmail acabou se rendendo a ele em algum momento.

E aí, qual desses você já usou e qual era o seu preferido? Bateu saudade? Me conta aí 😉