Comemore o Dia do Hambúrguer com essas receitas caseiras de dar água na boca!

Oi, gente! Vocês sabiam que hoje é o Dia do Hambúrguer? Isso mesmo, nada melhor do que comemorar essa data saboreando um delicioso hambúrguer em casa né? E o melhor de tudo é que hoje em dia já dá pra você fazer a sua própria carne de hambúrguer sem precisar comprar pronta, e até mesmo com ingredientes diferentes.

Que tal aprender algumas dessas receitas? Então dá só uma olhada nessas dicas de carnes de hambúrguer que eu separei pra vocês hoje!

Hambúrguer caseiro na fritadeira elétrica

Que tal saborear um belo hambúrguer caseiro com muito sabor e sem óleo? Sim, é possível graças as maravilhosas fritadeiras elétricas! E essa receitinha vai te deixar com água na boca, pode apostar!

Ingredientes

500g de carne de primeira triturada (pode ser maminha, fraldinha, picanha, angus, etc)

500g de carne de segunda triturada (pode ser peito, patinho, coxão mole, coxão duro, acém, etc)

50g de bacon triturado ou processado (opcional)

Sal e Pimenta a gosto

O modo de fazer é muito simples. Primeiro você vai misturar todas as carnes e o bacon em uma tigela. É preciso misturar bastante, tá? Depois basta separar em várias partes iguais, e a quantidade é a gosto, depende do tamanho que você quer para sua carne de hambúrguer.

Faça bolinhas com os pedaços e depois achate na mão pra ficar com o formato de hambúrguer. Quando acabar, tempere os dois lados da carne com sal e pimenta a gosto.

Agora é só colocar na fritadeira elétrica já pré-aquecida, na temperatura de 200 graus, de 5 a 10 minutos, a depender do ponto da carne que você queira. Se quiser mal passada, de 5 a 6 minutos, se quiser bem passada, mais pra perto dos 10 minutos, tá?

Quando acabar esse tempo coloque o queijo por cima e deixe na fritadeira por um minuto só pra ele derreter e pronto. É só montar no pão com o que você quiser!

Essa receita dá 5 hambúrgueres grandes ou 14 pequenos, tá? E dá pra manter na geladeira por até 2 dias ou congelado por até 3 meses!

Hambúrguer de atum na fritadeira elétrica

Caso você não coma carne vermelha e queira uma opção mais barata e até mais saudável, tem também como fazer uma carne de hambúrguer de atum. E fica uma delícia, viu? Olha só como é fácil:

Ingredientes

1 lata de atum

1 colher de chá de alho amassado ou triturado

1 colher de sopa de cebola ralada ou triturada

1 colher de sopa de cheiro-verde

1 fio de azeite

Sal e pimenta a gosto

Farinha de trigo ou outro amido ou farelo pra dar o ponto

Você ainda pode adicionar mais coisas na receita caso queira como meia xícara de batata doce, cenoura, bata comum, mandioquinha, beterraba, chuchu, abobrinha ralada, entre outros.

Primeiro você vai abrir a lata de atum e deixar escorrer bem o líquido, tá? Depois misture o atum sem o líquido em uma tigela com todos os outros ingredientes menos a farinha de trigo. Misture bem e vá adicionando a farinha de trigo até dar o ponto. Geralmente são de 2 a 4 colheres de sopa. O ponto é quando ele não grudar mais nas suas mãos.

Depois disso é só separar os pedaços e modelar. Faz uma bola com cada pedaço e depois é só achatar na mão. Dá pra fazer hambúrguer do tamanho normal ou mini hambúrgueres se preferir.

Na AirFryer você coloca na potência de 200 graus por 10 minutos se for pequeno. Caso você faça grande, pode deixar por 15 minutos. No fim dá pra colocar o queijo em cima e esperar um minutinho pra derreter.

Lembrando que se você ainda não tem uma AirFryer ou quer trocar a sua, no Magazine Luiza dá pra escolher várias opções, é só clicar aqui!

Hambúrguer vegetariano de lentilha

Se você é vegetariano ou quer provar um hambúrguer mais saudável, existe uma opção bem saborosa que é o hambúrguer de lentilha.

Ingredientes

1 xícara (chá) de lentilha crua

4 xícaras (chá) de água

1 dente de alho grande picado

1/2 xícara (chá) de cebola picada

1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado

1 colher (sopa) de azeite

1 colher de sal (de preferência o Rosa) ou a gosto

cominho a gosto

cerca de 1/2 xícara (de chá) de farinha de arroz integral

1/2 xícara de farelo de aveia

A primeira coisa a fazer é cozinhar a lentilha. Pra isso, basta colocar com 4 xícaras de água na panela de pressão e deixar cozinhando em fogo médio até ela pegar pressão. Quando isso acontecer, baixe o fogo e deixe cozinhando por 15 minutos. Ao acabar, escorra e coloque a lentilha em uma vasilha.

Agora você vai adicionar o alho, a cebola, o cheiro verde, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto e misturar bastante. Depois, coloque o farelo de aveia e a farinha de arroz integral aos pouquinhos e vá misturando pra incorporar até dar o ponto pra modelar.

Quando tiver pronto, divida a massa em 5 pedaços iguais. Passe um fio de óleo nas mãos pra ajudar na hora de modelar, tá? Faça as carnes no mesmo processo, primeiro fazendo uma bola e depois achatando nas mãos. Ao acabar coloque em uma forma untada (ou com papel manteiga) e leve ao freezer por 1 hora.

Passado o tempo de 1 hora você pode fritar em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo ou assar no forno a 180 graus por 4 minutos.

Hambúrguer de soja

Outra opção legal de hambúrguer vegetariano é o de soja, que faz muito sucesso e é bem fácil de fazer.

Ingredientes

1 xícara de proteína de soja

2 copos de água morna

1 ovo

Sal a gosto

2 dentes de alho amassados

3 colheres de farinha de trigo

2 colheres de farinha de rosca

1 colher de cheiro verde picado

1/2 xícara de cebola ralada

1 colher (café) de orégano

Pimenta e cominho a gosto

Óleo de cozinha

Primeiro você vai hidratar a proteína de soja na água morna por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, escorra toda a água com cuidado. Pra isso, esprema bastante pra tirar o excesso, tá?

Quando acabar, basta misturar o resto dos ingredientes com a proteína de soja em uma tigela e misturar bastante com as mãos. Ao acabar, é só modelar os hambúrgueres do tamanho que você preferir.

Pra fritar, você pode usar uma panela antiaderente com um fio de óleo. Fica uma delícia.

Lembrando que no Magazine Luiza você encontra vários modelos de frigideiras de tamanhos diversos, é só clicar aqui!

E aí, gostou das receitas? Já marca aquele amigo que gosta de se aventurar na cozinha pra comemorar o dia do hambúrguer com estilo! 😉