Comemora o Dia do Meio Ambiente com esses aplicativos que vão te ajudar a praticar a sustentabilidade!

Oi, gente! Hoje é o dia do Meio Ambiente e uma ótima oportunidade pra parar e pensar: o que você tem feito por ele? E o que fazer pra ajudar a preservar o Meio Ambiente? São questões bem importantes, e hoje em dia dá pra contar com a ajuda da tecnologia nesse exercício de consciência, sabia?

Alguns aplicativos podem te ajudar a entender melhor como preservar o meio ambiente e até mesmo em alguns hábitos simples que podem fazer diferença! Por isso hoje eu trouxe 5 dicas de aplicativos que têm esse objetivo. Vem dar uma olhada!

Cataki

O Cataki é um aplicativo muito legal que te ajuda a reciclar e ao mesmo tempo ajuda os catadores também. Essa plataforma conecta as pessoas que estão querendo se desfazer de resíduos para que sejam reciclados e os catadores, que  ganham a vida com isso.

E além dos catadores, dá pra entrar em contato também com cooperativas, ferros-velhos, pontos de entrega voluntária (PEVs) e ecopontos. Bem legal, né? Assim eles vão onde você está pra tirar os resíduos e eles não acabam jogados na rua.

Ah, e vale lembrar que apesar do app ser gratuito, o trabalho dos catadores não é não, tá? Então vocês podem combinar um valor pra eles irem buscar seus entulhos!

Se curtiu a ideia, é só fazer o download do app pra Android clicando aqui e pra iOS clicando aqui!

Tempo de Banho

Muita gente não se dá conta disso, mas o tempo que passamos no banho afeta e muito o meio ambiente, sabia? Pois é, e pra quem tem crianças e adolescentes em casa ou quem demora muito no banho, uma solução é o aplicativo Tempo de Banho. Com ele você pode escolher um tempo de banho e ele vai controlar tudinho pra você tomar banho o mais rápido possível.

Dá pra escolher entre 4, 8 ou 12 minutos de banho. Ele começa te dando 30 segundos para se preparar, entrar no chuveiro, ligar a água e tudo mais. Então a cada minuto ele emite um sinal sonoro e avisa quanto tempo falta, assim você pode agilizar o banho se precisar. Bem legal, né?

Ele tá disponível pra Android clicando aqui. Pra iOS tem um app que é bem semelhante, chamado de Sai desse Banho, e pode ser baixado clicando aqui!

Desafio Ambiental

Se você quer começar a fazer mudanças e ajudar o planeta, esse aplicativo vai te ajudar bastante e é bem legal. Ele oferece desafios para que você cumpra em alguns dias, e cada desafio cumprido você ganha pontuações. Além disso ele também dá notícias diariamente sobre o meio ambiente e até fala qual é a qualidade do ar em tempo real na sua cidade!

O aplicativo dá muitas dicas de sustentabilidade e mostra notícias sobre poluição e qualidade da água no Brasil, além de falar sobre ecossistema e estado da vegetação. Nada melhor do que ficar bem informado, né?

Se curtiu a ideia, é só fazer o download do app pra Android clicando aqui!

Sustentabilizando

Outro aplicativo que vale muito ser mencionado é o Sustentabilizando. Com ele você consegue calcular quanto você gasta de energia nas atividades do dia a dia como por exemplo durante o banho. Assim ele ajuda até mesmo a diminuir a conta de luz, sabia?

Dá pra você saber quais tipos de materiais dá pra reciclar, explica sobre as cores das lixeiras na hora da reciclagem e tem até jogos pra testar seus conhecimentos e te ensinar ainda mais. Muito legal, né?

Se curtiu a ideia, é só fazer o download do app pra Android clicando aqui!

Moeda Verde

O aplicativo Moeda Verde tem a proposta de te recompensar por ter atitudes que vão ajudar o meio ambiente, e assim dar um incentivo a mais. Cada hábito que você adotar como por exemplo escolher andar de bicicleta ao invés de usar o carro, caminhar, descartar os materiais em pontos de coleta, ter consumo consciente, assistir vídeos educativos, fazer doações de alimentos e roupas, entre outros, ele te dá moedas verdes.

E no fim, você pode usar as moedas pra trocar por recompensas na lojinha do próprio aplicativo! Adorei a ideia, e você?

Se curtiu a ideia, é só fazer o download do app pra Android clicando aqui e pra iOS clicando aqui!

E aí, conhece mais algum aplicativo que deveria estar na lista? O que você está fazendo pelo meio ambiente? Me conta aí! 😉