Começaram as inscrições para o ENEM 2019! Saiba como fazer.

Oi gente! Como acontece todos os anos, teremos a prova do Enem em novembro de 2019, e pra quem está interessado em fazer o teste já pode se inscrever. É, as inscrições começaram hoje e são feitas pela internet até o dia 17 de maio, tá? Já as provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro de 2019.

Quer saber mais sobre o exame e o processo de inscrição? Vem que eu te conto!

Exame Nacional do Ensino Médio

Pra quem vai acabar o ensino médio em 2019 ou já acabou, o ENEM é uma porta de entrada pra programas de ensino superior como universidades, bolsas de estudos e até mesmo financiamento estudantil, sabia? E mesmo pra quem ainda não acabou o ensino médio e só vai acabar depois de 2019, também é bom fazer pra ir treinando, assim quando chegar a hora já tem uma ideia do que esperar.

Ah, mas quem ainda não acabou o ensino médio tem que declarar na inscrição que está ciente de que as notas não vão valer pra entrar em programas de ensino superior, tá? Mas e aí, interessou? Veja como fazer a inscrição.

Inscrição no ENEM

Como eu disse, as inscrições vão ser através da internet, mais precisamente no site no INEP, tá? Então é só clicar nesse link. Lá você vai entrar em uma espécie de chat com uma assistente digital e ela vai te fazer algumas perguntas e pedir alguns dados como o seu CPF.

Dá pra se inscrever até o dia 17 de maio, então os candidatos terão 11 dias pra deixar tudo certinho. Quem precisar atualizar algum dado como mudar a cidade de prova, número de telefone, opção de língua estrangeira ou até mesmo algum pedido para atendimento específico, também tem até o dia 17 de maio. Depois disso não dá mais, tá?

Ah, e o valor da inscrição é de R$85,00, e pode ser pago até o dia 23 de maio. Para mais detalhes, é só dar uma olhadinha no cronograma do exame.

A partir de outubro você já vai poder entrar nos site de novo para pegar o seu cartão de confirmação da inscrição, tá? Ele mostra o número da sua inscrição, as datas e os locais de prova, e aí é bom imprimir e levar nos dias de prova.

E aí, vai fazer o ENEM esse ano? Não esquece de marcar os conhecidos e familiares que vão realizar o exame e boa sorte a todos! 😉