Com inteligência artificial, Facebook “descreve” imagens para usuários cegos

com-inteligencia-artificial-facebook-descreve-imagens-para-usuarios-cegos

Gente, se tem uma coisa que eu adoro falar aqui no meu blog, é sobre tecnologia que ajuda as pessoas. Olha só essa novidade que bacana!

Você sabia que o Facebook tem hoje uma comunidade com mais de 39 milhões de usuários deficientes visuais? Isso mesmo! E para oferecer uma melhor experiência para essas pessoas na rede social, a empresa desenvolveu  um sistema que usa uma inteligência artificial  chamada de “Automatic Alternative Text”.

Olha só que interessante, essa tecnologia reconhece pontos específicos nas fotos e repassa essas informações aos sistemas conhecidos como “Screen Readers”, que por sua vez leem em voz alta o que estiver passando pelo feed de notícias. Adorei!!

Só pra você ter uma ideia de como era antes, quando o usuário rolava o feed de notícias com uma foto, por exemplo, ele só ouvia o nome da pessoa que fez o post seguido pela palavra “foto”. Chato, né?

Felizmente isso mudou! Tanto que agora, quando a pessoa acessa o feed, há uma descrição mais detalhada, dá pra ouvir frases como: “essa imagem possui três pessoas sorrindo ao ar livre”. Legal, né?

Neste comecinho, a novidade estará disponível apenas pra quem usa o Facebook no iOS em inglês, mas a rede social promete que logo, logo, o novo recurso pode estar disponível em outros idiomas e sistemas operacionais! Tomara que não demore, né?

E aí, me conta, o que você achou desta iniciativa do Facebook?