Com a VMBeacon, manequins enviam dados sobre roupas para seu smartphone

com-a-vmbeacon-manequins-enviam-dados-sobre-roupas-para-seu-smartphone

O que acha de estar dando uma volta no shopping e o manequim de uma loja falar com você? Calma, não é caso de filme! Pelo menos se estiver visitando algumas lojas no reino unido, onde a tecnologia VMBeacon está em teste. Quer conhecer um pouco mais sobre ela? Então, se liga!

Desenvolvida pela startup Iconene, a VMBeacon utiliza alguns detalhes da iBeacon, tecnologia própria da Apple sobre a qual já falei aqui, e adiciona seu próprio tempero para que todo o processo funcione.

Ao chegar a pelo menos 50 metros do manequim, ele começa a disparar para seu smartphone alertas com informações sobre aquela peça, como tamanho, tipo de tecido e, claro, preço. Além de linkar para a peça no site da loja, você vê mais fotos, pode salvar para comprar depois e outras funcionalidades. Uau!

A ideia é fazer uma ponte inédita entre o mundo físico e o online e transformar uma loja física em um portal de e-commerce que conversa com seu cliente.

Um detalhe que achei interessante é que este sistema só funciona se o cliente topar instalar o aplicativo criado especialmente para a tarefa. Assim, a atividade do manequim não é tão invasiva. Ninguém merece spam, né, gente?

Do lado do lojista a tecnologia é também muito interessante, porque permite analisar e pesquisar que itens fazem mais sucesso a partir do engajamento que ele vai gerar pelo aplicativo, assim como saber detalhes sobre o comportamento e tipo de cliente que se interessa por cada peça. É como se as vitrines pudessem ser analisadas!

Gente, já pensou no dia em que a TV que você está de olho começar a puxar assunto? O que será que você falaria para ela?  🙂