Clicou em um link malicioso? Acha que sua rede social foi hackeada? Saiba como se proteger e agir nesses casos!

A internet é muito boa, né, gente? Dá pra fazer pesquisas, entrar em contato com amigos que moram longe, ver o que está acontecendo em todo o mundo, nos divertir, entre tantas outras coisas. Mas, claro, ela também tem seus perigos, tá? Hackers podem ser pessoas que roubam as contas online de usuários na internet, e espalham vírus para prejudicar os aparelhos como smartphones e computadores.

Por mais cuidado que se tenha, é sempre bom saber o que fazer caso você acabe sem querer caindo em um link malicioso ou caso seja vítima de um desses hackers. Por isso eu vou te mostrar direitinho o que fazer nesses casos, tá?

Cuidado dobrado!

Gente, a regra de ouro da internet é sempre ser desconfiado, tá? Se alguém te passar um link que você não conhece, pergunte do que se trata. Isso porque muitos vírus fazem com que os aplicativos enviem links maliciosos para contatos sem a pessoa nem saber! Em sites, também tenha cuidado onde clica, procure sempre pelo símbolo do cadeado no canto pra ter certeza que o site é seguro.

Já em relação a hackers, o cuidado é pensar em senhas difíceis de serem descobertas. Às vezes um detalhe pode ajudar bastante como por exemplo colocar uma letra maiúscula, ou principalmente colocar um caractere no meio da senha como o @ por exemplo. Outra dica legal é usar a autenticação de duas etapas, que existe em vários aplicativos e programas como o Gmail, o WhatsApp e até o Instagram.

Acho que alguém hackeou minha conta, o que eu faço?

Se mesmo com todos esses cuidados, você foi vítima de um hacker ou acha que alguém conseguiu roubar a senha da sua rede social, avise imediatamente. No Instagram, que é atualmente a rede social mais usada aqui no Brasil, eles já adicionaram um novo recurso que torna esse processo ainda mais rápido. Bem legal, né?

É, ao invés de você mandar e-mail e ficar esperando uma resposta, ele já consegue te enviar um código de acesso na mesma hora! Se você tentar logar e a senha der errada, basta clicar em “Obtenha ajuda para entrar”, ele vai te pedir o número do seu telefone ou o email que foram registrados no cadastro da conta e vão enviar automaticamente esse código. Com ele você consegue recuperar o acesso a sua conta e já mudar a senha pro hacker não ter mais acesso a ela. E funciona mesmo que ele tenha mudado o seu nome de usuário, tá?

Já no caso do Facebook, o que você deve fazer é entrar neste link que é próprio deles e voltado pra contas que foram hackeadas. Lá, é só escolher a opção “Outra pessoa entrou na minha conta sem minha permissão”. Ele vai pedir pra você colocar sua senha, e pode colocar a que você usa porque mesmo que o hacker tenha mudado, eles ainda aceitam como recuperação. Então é só criar uma conta nova.

E se eu clicar em um link malicioso?

Por mais cuidado se tenha na internet, ainda existem os riscos, né gente? Às vezes você tá distraído, às vezes alguém de confiança não sabia que era um link malicioso e passou. O fato é que pode acontecer de clicar em um deles. E então, o que fazer?

A dica é baixar um antivírus e fazer uma varredura no seu aparelho, tá? Hoje em dia existem vários aplicativos antivírus disponíveis. O que eu aconselho é que você veja quantos eles têm de estrela e o que os usuários estão comentando sobre ele na página da loja virtual, seja Play Store para Android ou App Store para iOS. A boa notícia é que muitos são gratuitos!

Se o programa detectar que seu aparelho está infectado, ele se encarrega de se livrar do vírus. Porém, ainda assim, troque as senhas das suas contas conectadas naquele dispositivo, tá? Só pra garantir que elas não foram roubadas.

E aí, se sente mais seguro agora? Você já foi vítima de algum link malicioso? Marca os amigos e familiares pra deixar todo mundo mais seguro!