Celular travando? Veja 5 truques para deixar o seu Android mais rápido!

Você está sentindo o seu celular um pouco mais lento do que o normal? Ou simplesmente quer impedir que isso aconteça? Pois saiba que é um ótimo cuidado para ter porque o celular com o tempo vai mesmo enchendo de arquivos e de programas e tende a ficar um pouco mais lento. Os que têm ótimos processadores e uma boa quantidade de memória RAM até resistem mais, mas é muito comum que depois de um tempo de uso você note isso.

Mas não se preocupe porque na verdade o grande segredo é às vezes tomar algumas medidas para evitar que isso aconteça. São truques simples e rápidos mas que podem fazer a diferença e eu vou te ensinar agora!

Que tal uma limpadinha?

A primeira coisa que você pode fazer é dar uma olhadas nos seus aplicativos para apagar os que você já não usa mais. Às vezes a gente baixa um aplicativo para uma determinada situação e depois deixa de usar, ou até um jogo que acaba enjoando depois, isso acontece com muita frequência. É só dar uma olhada na lista e apagar os que estão ali só tomando espaço. Já vai ajudar a liberar esse espaço e evita que ele possa ficar rodando em segundo plano ou fazendo atualizações.

Para isso é só ir em configurações > aplicativos. Então você clica no que você quer apagar e então clica em desinstalar. Bem simples, não é? Olha só como faz no Android 8:


Limpando o cache dos aplicativos

Outra forma pra ajudar o seu celular a não ficar lento é fazendo uma limpeza nos próprios aplicativos. É, aqueles que você usa com frequência, sabe? Limpar o cache deles não afeta em nada, mas ajuda a liberar mais memória e mais espaço. E é super simples.

Você vai no mesmo menu de aplicativos que eu mostrei ali em cima, mas ao invés de clicar em desinstalar, você clica em “limpar cache”.  Dá também para limpar os dados, mas aí nesse caso você vai limpar ele todo e ele vai ficar como se tivesse sido acabado de instalar, tá? Ou seja, senhas e acessos anteriores vão ser apagados.

No Android 8 é só ir em Armazenamento e limpar:

Deixe seus aplicativos atualizados

Outra dica legal é estar sempre atualizando os seus aplicativos. Na hora da atualização ele pode até ficar um pouco mais lento, mas é coisa de segundos, e vale a pena! Isso porque as versões mais novas muitas vezes vem com melhorias e se você deixa a antiga pode dar alguma problema de funcionamento e deixar seu celular mais lento.

Para deixar que os aplicativos se atualizem sozinhos é só você ir na Play Store do Google, clicar no menu, ir em “meus apps e jogos” e ativar a opção “Mantenha seus apps atualizado”.

Deixe a sua tela inicial mais limpa

É bem legal poder colocar os atalhos para os aplicativos na tela inicial, não é? Mas se você coloca muitos, e tem muitas telas, isso pode acabar deixando essa transição mais lenta. Uma dica é deixar apenas aqueles que você usa com mais frequência mesmo, tipo quase todo dia, e os outros deixar lá na parte de todos os aplicativos mesmo. Ou então unir vários em uma pasta só, que aí ocupa menos espaço.

Para fazer isso é só segurar em um aplicativo, e então arrastá-lo para cima de outro. Eles vão ficar juntos em uma pasta só na tela inicial. Dá para arrastar outros para lá também depois. Fácil, não é?

E aí, você costuma a fazer alguma dessas coisas? Está sentindo seu smartphone mais lento? Me conta aí se ajudar 😉