Carros no Brasil vão ter novas placas, mais tecnológicas, ainda este ano. Saiba o que muda!

Gente, tá aí uma coisa que eu não pensei que ia ver mudar tão cedo: as placas de carro! Ainda este ano, o Brasil vai adotar o padrão do Mercosul. Mas calma que eu já te conto o que muda!

Os veículos devem começar a adotar a placa a partir do dia primeiro de setembro de 2018, de acordo com o Diário Oficial da União. Essa placa já é usada na Argentina e já deveria ter começado a ser usada há dois anos por aqui, mas agora finalmente vai ser uma realidade.

Todos os países que fazem parte do bloco econômico Mercosul vão ter a placa parecida, como mostrado abaixo:

Os motoristas vão ter até 31 de dezembro de 2023 pra colocarem a placa nova. Bastante tempo, né?

Mais segurança e tecnologia

Mas o mais importante é a tecnologia que está embutida nessas novas placas. Agora, elas vão contar com um chip e QR Code.

Ainda não foi revelado que tipo de informação que esses chips vão ter mas a ideia é facilitar a identificação de veículos roubados ou clonados em toda América Latina, assim como o nome do dono, modelo do veículo, ano de fabricação e número do chassi.

O QR Code também vai ter a mesma função, só que a diferença é que vai ser um jeito fácil de um comprador descobrir se o carro tá regular. 

A tecnologia é muito parecida com um código de barras. É só você apontar a câmera do seu celular que ele te dá as informações contidas nele. Muito prático, né?

Outra coisa muito importante que mudou na placa, como você pode ver, é que ela tem mais letras e menos números: são quatro letras e três números agora e podem estar embaralhadas, como na Europa.

Eu adorei a nova placa e acho que vai ser muito útil pra todo mundo. O que você achou? Me conta!