Brasil começa a adotar placas para veículos com código QR!

Oi pessoal! Vocês já estão sabendo do novo padrão de placas para veículos que está começando a ser adotado aqui no Brasil? Pois é, eles estão mudando para o padrão Mercosul porque é mais seguro e essas mudanças já estão chegando aqui aos poucos. O estado do Rio de Janeiro é o primeiro a começar a aceitar e a fornecer as novas placas. Estão curiosos para saber como elas vão ser e o que muda?

Mais segurança

Um dos grandes objetivos desse novo padrão é o de impedir falsificações das placas. Por isso, ela vem com mudanças muito importantes e que vão ajudar muito nisso. A primeira é que ela tem um QR Code, aquele código que é lido por celulares, sabe? Assim fica bem fácil verificar se a placa é original ou falsificada a qualquer momento! O Denatran vai até lançar um aplicativo exclusivo para a polícia para poder rastrear os veículos.

Além disso, as novas placas chegam também com um chip! É nele que vão ficar informações como, por exemplo, se o veículo com aquela placa foi roubado, ou se está desobedecendo uma ordem judicial.

E por último, a forma de identificação também vai deixar as placas mais seguras. Você já deve ter percebido que as placas de carros aqui no Brasil sempre tem primeiro 3 letras e depois 4 números, não é? Então, nessas novas ao invés de 4 números vão ser três números e mais uma letra. Nessa ordem: Letra-Letra-Letra, Número-Letra-Número-Número (LLL-NLNN).

Mas eu já posso ter uma placa nova?

Se você mora no Rio de Janeiro, pode sim! Mas não é obrigatório ainda, tá? Por enquanto essa mudança é opcional, mas os veículos que são novos e estão sendo emplacados no estado do Rio de Janeiro já estão recebendo esse novo modelo. Mas quem já tem um carro, pode trocar voluntariamente se quiser. E olha só, o valor é o mesmo cobrado para placas antigas no Detran-RJ, de R$219,35.

Ah, e para o pessoal dos outros estados, a promessa é que essas placas já comecem a chegar no resto do Brasil a partir do dia 1º de dezembro deste ano. Vamos aguardar, não é?

E aí, o que achou das novas placas? Me conta nos comentários 😉