O que é Black Friday? Saiba um pouco da história desse evento!

black-friday-um-pouco-da-historia-do-evento-mais-esperado-do-mes

Se você adora promoções e ofertas, a minha dica de hoje é: vai se preparando porque este é o mês da Black Friday! E eu nem preciso dizer o quanto estou ansiosa, afinal a maior liquidação do varejo nacional está chegando à sua 5ª edição no Brasil. E nós aqui do Magazine Luiza estamos dentro dessa, claaaro! Este é o primeiro post de uma série que vou fazer para te contar tudo sobre o evento e dar superdicas para você aproveitar da melhor forma essa oportunidade de fazer ótimas compras.

Como tudo começou…

Para começar, deixa eu contar um pouquinho sobre a origem da Black Friday. Olha só que interessante! A história por trás da data é um tanto quanto curiosa, já que não há um marco exato para sua criação. Para se ter uma ideia, tem quem diga que a expressão “Sexta-feira Negra” nasceu no final do século XIX, depois que duas grandes instituições financeiras faliram, coincidentemente, em uma sexta-feira.

Como você pode ver, isso nada tem a ver com as promoções a gente adora. Mas, de acordo com o pesquisador Ben Zimmer, a teoria mais aceita sobre o surgimento da Black Friday acredita que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia depois do feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos.

Segundo ele, o fluxo de veículos aumentava consideravelmente por conta da folga prolongada e das partidas de futebol americano realizadas na época. E ao mesmo tempo em que isso era uma dor de cabeça para os agentes da lei, era o sonho dos lojistas, que faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá. Tanto que a referência ao trânsito logo se expandiu e virou uma expressão local ligada às ofertas, se transformando em uma grande tradição. Curioso, né?

Daí já viu… Com a popularização do feriado, o termo foi adotado nos Estados Unidos para nomear as ações de vendas que acontecem sempre na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças.

E o evento é tão famoso que há uma grande expectativa em torno da Black Friday. As pessoas se preparam para o dia, que ficou conhecido pelas grandes multidões que pechincham, na esperança de encontrar seus produtos desejados por preços bem mais acessíveis. Mas, afinal, quem é que não gosta de um belo descontão, não é mesmo? Rs…

Outras origens da Black Friday

Dizem que essa não é a única origem do Black Friday. Há outras histórias sobre o nascimento da data comercial que circulam há anos por aí! É o caso dos donos de fábricas na década de 50 que usavam a expressão para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças em que nenhum funcionário aparecia para trabalhar. Veja só!

Cá entre nós, eu acho que a origem da Black Friday é e sempre será uma lenda ou talvez um conjunto de fatores! Mas as ofertas e os descontos são o que realmente importam, concorda?

Black Friday brasileira

Já aqui no Brasil, a Black Friday está em sua quinta edição e neste ano ela acontece no dia 28 de novembro. E, da mesma forma, as pessoas podem  comprar o que quiserem, tanto em lojas físicas ou online. E são 24 horas de ofertas, descontos e muitas promoções pra você se esbaldar nas compras com muito mais economia. 😉

Viu só? Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse grande evento do varejo, é só ficar de olho aqui no meu blog porque eu vou trazer muito mais novidades! E, se você quer saber mais sobre a data e ficar por dentro de quando as ofertas da Black Friday vão começar no Magazine Luiza, é só cadastrar seu e-mail e curtir esta página aqui.

E você, o que espera desta edição da Black Friday?