Atenção: golpe no WhatsApp oferece chamada em vídeo para usuários

atencao-golpe-no-whatsapp-oferece-chamada-em-video-para-usuarios

Gente, mais uma vez o WhatsApp está na mira dos cibercriminosos. A nova oferta agora é a possibilidade de você fazer o download de um recurso do aplicativo que realiza chamadas em vídeo. Dá pra acreditar?

Na verdade, o tal recurso é uma fraude! Mas, que infelizmente faz com que a pessoa interessada se inscreva em diferentes serviços pagos para o recebimento de mensagens SMS. E como de praxe, a “instalação” só é concluída quando os usuários encaminham a novidade para outros contatos. Assim, a disseminação do esquema acontece pelas próprias vítimas. Que coisa chata, né?

Olha só, quando a pessoa encaminha a mensagem ela é informada de que o sistema operacional do celular em questão está desatualizado e que a “nova função” só está presente nas versões mais atuais. Daí é nessa hora que o golpe aparece e sugere a atualização, solicitando o preenchimento do número de telefone da pessoa.

Segundo a ESET, empresa de segurança digital que identificou e informou sobre o golpe, esse tipo de fraude se tornou frequente nos últimos anos e o alvo principal é o usuário desavisado. “É importante que haja uma conscientização sobre os cuidados de acessar links suspeitos para evitar cair em golpes como esses”, alerta o presidente da ESET Brasil, Camillo Di Jorge.

Ainda não se sabe exatamente quantas pessoas foram afetadas por esse golpe e nem o que o WhatsApp vai fazer, porque até agora a empresa não comentou nada, mas o jeito é ficar de olho em mensagens como essas pra não cair no golpe, né?

E aí, me conta, você já passou por alguma situação parecida com algum aplicativo?