Ataque hacker mundial afeta empresas brasileiras. Eu te ensino como se proteger!

Gente, na terça-feira (27) um novo ataque hacker que começou na Ucrânia bloqueou milhares de computadores de países do Leste Europeu, Reino Unido, França e até atingiu algumas agências de publicidade de São Paulo e o Hospital de Barretos, no interior do estado, acreditam?

Esse vírus é uma variação do ramsonware WannaCry. Lembra que eu falei disso aqui no blog? A intenção desses hackers é bloquear todos os dados do computador e só liberar o acesso depois de receberem fortuna em moeda digital, o Bitcoin.

Se o vírus Petya, que é o que está sendo usado pelos  hackers, atinge um computador, não adianta nem pagar a quantia que os ladrões pedem, porque todos os dados já estão comprometidos e não podem mais ser recuperados.

Mas antes de você se preocupar com a segurança do seu computador, saiba que esses ataques costumam ser direcionados para empresas grandes. No caso da Ucrânia foram bancos, aeroportos, estações de trem e grandes companhias.

Ainda assim, é sempre bom saber como se proteger, não é mesmo? Então, olha as dicas que eu separei pra você aqui embaixo!

Como se proteger de um ataque hacker?

Gente, esses ataques acontecem por causa de falhas em versões antigas do Windows, então a primeira dica é manter o seu computador SEMPRE atualizado, de preferência com o Windows 10!

Outra solução é não clicar em links, e-mails e anúncios estranhos, mesmo aqueles que podem parecer ser de cobranças, fotos ou pra preencher seus dados pessoais.

Essas dicas não servem só pra se proteger contra ransomwares, mas pra se proteger contra qualquer vírus na internet.

Por fim, no seu celular, ative a verificação de dois fatores nos seus aplicativos, como Facebook, Instagram e até o WhatsApp nas configurações. Assim, toda vez que alguém tentar logar na sua conta, ela vai precisar de uma senha que é enviada só pro seu celular. 

Tomando esses cuidados, é muito pouco provável que você seja encontrado por algum hacker, viu?

O que você achou das minhas dicas? Deixa o seu comentário aqui embaixo pra mim!