Archival Disc: vem aí o sucessor do Blu-Ray

archivaldisc_shutter

Gente, quem não curtiria ter espaço de sobra em um disco do tamanho de um CD? Pois você não sabe o que eu descobri: a Sony e a Panasonic uniram-se para criar o novo padrão de mídia física: o Archival Disc.

Calma que o melhor eu ainda não contei: o disquinho vai ter até 1 TB! Isso mesmo: praticamente um HD inteiro num formato mais do que portátil! A mídia está sendo apontada como a sucessora do formato de maior capacidade atual, o Blu-Ray. Só para você ter uma ideia, dá para arquivar o correspondente a 20 discos de Blu-Ray ou 1500 CDs. Uau!

Mas, calma, que esse espaço todo não ficará disponível de imediato. Serão programados lançamentos de versões de menor capacidade, como o de 300 GB em 2015, depois uma versão intermediária de 500 GB e, finalmente, o de 1 TB.

Olha só que legal: a grande vantagem do equipamento de leitura desse futuro disco é que ele será compatível com versões anteriores (a partir do CD tradicional). E outra: a mídia física é considerada mais confiável do que outros meios, inclusive porque esta versão será resistente à água, poeira e mudanças buscas de temperatura e umidade. Resistente, viu?

A questão é: o que você faria com um disco de 1 TB? Gravaria qual filme ou música? Conta para mim!