Aprenda de uma vez por todas a usar as #hashtags!
11 de março de 2014
5 min. de leitura

Gente, que as hashtags já fazem parte da maneira como nos comunicamos na internet ninguém discorda. Tudo começou no Twitter, e de repente lá estavam elas no Facebook, Instagram, Tumblr entre outras redes. E o que todo mundo também concorda é que muita gente não sabe bem como usá-las por aí.
E você, sabe para que serve uma hashtag, afinal? Vem com a Lu e aprenda de uma vez por todas a entrar nessa onda!
Bom, a hashtag é uma forma simples de categorizar determinado conteúdo nas redes sociais. Ao colocar o # na frente de um termo, ele vira um link que vai mostrar todas as postagens públicas daquela rede que foram feitas com a hashtag em questão. Legal, né? Mas muita gente vem usando ela para várias outras finalidades. Uma das maiores vantagens da internet é mesmo a liberdade, mas não custa nada aprender umas regrinhas, não é mesmo?
O site Mashable reuniu 8 maus usos da hashtag para você não repetir o erro e, de quebra, se divertir enquanto aprende. Agora sim, né?
1. Um exagero de #hashtags
Um parágrafo inteiro só com hashtags não dá, gente. Fica complicado para ler o que você está querendo dizer. Esqueça!
2. Hashtags sem relação com o assunto
A atriz da foto é a Emma Stone. Mas o dono do post resolveu marcar o nome de várias outras atrizes também. Além de deixar o post super confuso, vai contra a principal finalidade da hashtag, que é categorizar um assunto específico. Fica aquela impressão de que a pessoa quer chamar a atenção de qualquer maneira! Muita gente nas redes acha #deselegante! 😉
3. Criar hashtags para quase todas as palavras
Dá para perceber que não faz o menor sentido, não é? Além de não servir para nada, ainda quebra o ritmo do seu post em qualquer rede social. Próxima!
4. Falar “Hashtag” no dia a dia
Já não dá para separar a vida na internet e a vida do lado de fora. Muita coisa criada aqui cai mesmo no vocabulário do dia a dia. Mas dê uma olhada no vídeo (em inglês) e veja como é melhor evitar sair falando “hashtag” adoidado por aí. Você não quer parecer maluco como o Jimmy Fallon e o Justin Timberlake nesse vídeo, né?
5. Hashtag de competição
De vez em quando surgem concursos com hashtags por aí. Eu confesso que adoro uma competição! Mas isso não significa que vou ficar postando a todo momento para tentar ganhar. Vale seguir uma etiqueta também na internet, não acha?
6. Hashtag no Facebook
Já que estamos falando em etiqueta na internet, é bom alertar que as hashtags combinam muito mais com o Twitter. Então se segura e tenta não abusar do uso no Facebook, hein?
7. Hashtag gigante
Um dos maiores mistérios do uso da hashtag! Para começar, é extremamente difícil de ler uma assim. Categorizar determinado assunto usando uma hashtag como essa então, nem se fala, né? Seria preciso que outras pessoas usassem a mesma construção e, vamos combinar, quanto maior for a hashtag, mais difícil vai ser de alguém ter a mesma ideia que você!
8. A hashtag e os seguidores
Seguir perfis e ter perfis seguindo o seu fazem parte da lógica da maioria das redes sociais. Eu acho isso demais porque faz a gente conhecer pessoas e ter contato com ideias diferentes! Mas muita gente por aí compartilha qualquer coisa só para ver os números de seguidores aumentando. Bem, é assim que sua página pode acabar ficando… Você acha que vale a pena?
E então, já se sente mais preparado para usar as hashtags? Se tiver outras dicas, me conta!
Comentários
- 6 anos
HashTag Essa Lú é realmente muito boa no que faz ... Conseguiu resumir, e com muita delicadeza, tudo sobre as hashtags. A Lú tem contribuído em esclarecer aos clientes sobre mercadorias, tecnologias e conceitos. Belo trabalho. Parabéns à Sra. Luiza Helena. Vejam também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hashtag