Aprenda a proteger arquivos de Powerpoint com senha!

Apresentações no escritório, trabalhos de faculdade e escola costumam ter uma coisa em comum: o uso do Powerpoint. E como circulam por diversas pessoas, uma boa dica é proteger suas informações. Já falei aqui sobre dicas de segurança gerais, mas hoje gostaria de trazer outra, focada no uso deste tipo de documento. Você sabia que dá para proteger cada uma de seus PPTs com senha?

O processo é simples e dá pra fazer diretamente no programa ou com o auxílio de outros programas gratuitos, como o OpenOffice Impress. Vou ensinar das duas formas, ok?

Para proteger suas apresentações com senha usando só o Powerpoint, você abre o programa e o arquivo que quer proteger, depois clica no ícone da Microsoft no canto superior esquerdo, e em “Preparar” e “Criptografar Documento”.

senha-powerpoint

Você pode usar até 255 caracteres e tem que digitar a senha duas vezes, hein? Então, é bom escolher uma combinação que você vai lembrar sempre que quiser abrir o arquivo! Para salvar a senha, basta salvar o documento.

Outra maneira bastante útil é utilizar o OpenOffice Impress, programa gratuito muito semelhante ao Powerpoint. O processo de criação de senha também é bem facinho.

Com o documento aberto, é só acessar “Tools”, depois “Options” e, então “Security”. Nesta seção, clique em “Options” mais uma vez e marque a opção “Recommend password protection on saving”. Daí, na próxima vez que você for salvar o documento o programa vai pedira senha.

como-criar-senha-powerpoint

Prontinho! Agora suas ideias, aulas e projetos estão superprotegidos dos curiosos de plantão!

E que tal me contar qual o uso mais curioso ou engraçado que você já deu a uma apresentação?