Aprenda a escolher o roteador ideal para você!

Hoje em dia a maioria das casas contam com internet própria, e pra isso o roteador é um item bem popular e muito útil né? Com ele você pode usar a internet sem fio, seja em notebooks ou nos celulares ou até mesmo em aparelhos conectados. Mas apesar de já ser um item bem utilizado há anos é comum que as pessoas tenham dúvidas na hora de comprar um.

Pois é, acontece que existem alguns tipos de roteadores que são melhores em algumas situações do que outros e tudo depende do que você precisa. É muito comum ter essas dúvidas afinal nem todo mundo entende desse assunto né?

Mas não se preocupe, eu vim aqui hora pra te dar uma ajuda e assim você vai saber tudinho antes de comprar seu roteador e ter certeza que ele é o ideal. Vamos lá?

Qual a velocidade da sua internet?

Antes de comprar um roteador, essa é uma informação importante. Qual é a velocidade da sua internet? É, isso porque as vezes você pode comprar um roteador que não vai conseguir transmitir toda a velocidade da sua internet. Essa informação você consegue ver logo na caixa e ela vem em Mbps.

Geralmente não tem um consenso certinho de qual o melhor roteador para cada velocidade de internet, mas o que aconselha é que internet de até 10 megas possa ser um de 150Mbps e velocidades maiores que isso um de 300Mbps. Existem também roteadores com mais capacidade, como os de 450Mbps, que podem ser melhores para velocidades como de 100 megas.

Qual o tamanho da sua casa?

Outra informação relevante é o tamanho do espaço que você quer que o roteador distribua a internet. Quanto mais afastado do roteador, menor o sinal e mais fraca a velocidade, então é bom ficar a atento a isso. O aconselhável é que seja um roteador com duas ou mais antenas para locais maiores.

As antenas geralmente tem 5dbi cada, e mais antena significa mais cobertura. Vale lembrar que alguns modelos têm antenas maiores de 6 ou até 9 dbi. Nesse caso essas antenas não fazem com que o alcance aumente, elas só aumentam a intensidade do sinal, ou seja, ele fica mais forte mesmo com obstáculos.

Se você quiser aumentar o alcance do sinal, um conselho é usar um repetidor. Ele é como outro roteador, só que mais simples, que só faz pegar o sinal do roteador e repetir para que ele alcance mais longe.

Frequência

Outro detalhe que pode influenciar nessa parte do sinal é a frequência usada. Hoje em dia os modelos trabalham com dois tipos, de 2.4GHz ou de 5.0GHz. A opção de 2.4GHz tem um alcance maior, mas em contrapartida esse alcance é mais fraco e fica mais fácil de ter interferências nele. Já a rede de 5.0GHz embora tenha um alcance um pouco menor, é mais estável e com um sinal mais forte, então pode garantir mais velocidade, então é o mais aconselhável, tá?

Alguns modelos ainda trabalham com as duas frequências, o que é melhor ainda!

E aí, conhece alguém que tá precisando comprar um novo roteador e ainda nao sabe qual escolher? Marca aqui 😉