Aprenda a deixar o seu Gmail muito mais seguro!

Oi gente! Vamos falar um pouco sobre a segurança do nosso querido Gmail? Muita gente acaba não se importando muito com isso, confiando que sua senha é suficiente para te deixar imune a ataques, mas as coisas não são exatamente assim. É que mesmo usando senha, ainda existe o risco de alguém invadir sua conta, sabia?

É, isso pode mesmo acontecer e as chances aumentam ainda mais se você usa a mesma senha para mais de um site, ou se faz download de programas pela internet que podem vir com um tipo de vírus, ou até mesmo em links de e-mail enviados! Por mais cuidado que você tenha, sempre existe o risco.

Segurança extra!

Então para evitar que isso aconteça, o Gmail tem uma opção de uma nova camada de proteção que às vezes as pessoas nem conhecem, sabia? É a verificação por duas etapas. Ela garante que mesmo que alguém descubra sua senha ou consiga hackear seu e-mail, ainda assim vai ter que passar por outra proteção, dificultando que essa pessoa tenha acesso a ela. Legal, não é?

Essa proteção extra é um código que é enviado para o seu celular, ou seja, se ele não tiver com o seu celular nas mãos, não vai adiantar de nada. E esse código não é fácil de descobrir não, viu? Porque eles são individuais, ou seja, seu código é criado só pra você! Ele chega como uma mensagem de SMS no celular ou mensagem de voz, que para você é uma facilidade, mas para o hacker é o que vai impedir que ele siga o caminho e entre na sua conta.


Como funciona?

Então, assim que você ativar a proteção por duas camadas vai acontecer o seguinte: você vai entrar no Google, vai fazer o login com a sua senha como sempre faz. Só que logo após você fazer isso, vai receber um código automaticamente em seu celular, porque antes de entrar no Gmail você terá que colocá-lo como uma nova senha. Ele pode chegar por SMS, por mensagem de voz ou até mesmo pelo serviço do Google que é próprio para isso, se você preferir.

Mas não se preocupe, se você tem um computador e está sempre entrando em seu e-mail por lá, dá para escolher a opção de “não usar essa verificação nesse computador em particular”. Se você escolher essa opção, só precisará colocar a senha e o código caso faça logout e depois tenha que fazer login de novo. Legal, não é? Então se alguém tentar fazer login na sua conta de outro computador, vão pedir esse código a ele também.

Mas como ativar essa opção?

Ah é muito fácil! Vou te ensinar. Primeiro você tem que clicar aqui para ir até o site do Google na seção de segurança. Clique em “Primeiros Passos”. Quando fizer isso, ele vai pedir para que você confirme seu e-mail e sua senha da conta do Google, tá?


Pronto, aqui nós temos duas opções mais utilizadas. A primeira é para quem usa os serviços do Google no smartphone. É fácil, se você tem Gmail no celular, ou o Google Fotos, ou serviços assim, seu celular já vai aparecer ali na lista de dispositivos.  É só clicar em “Tentar agora”.

Aí você vai no seu smartphone, desbloqueia e vai ver uma msg do Google falando que está tentando fazer login em outro computador. Não tem problema, tá? É só clicar em SIM. Agora ele pede para você colocar uma opção extra de backup, que pode ser seu próprio número se preferir.

Mas se você não usa os serviços do Google e quer receber o código só por SMS simplesmente, vá em “Não quer usar a solicitação do Google”, clica em “Escolher outra opção” e escolhe o “Mensagem de texto ou chamada de voz”.


Aqui os passos são os mesmos caso você tenha colocado seu número como backup ou escolhido a outra opção. Agora você vai dar o número do seu telefone, vai escolher se quer mensagem de texto ou de voz e clicar em “Proximo”.


Ele vai testar seu número e te mandar um código. Olhe no seu celular qual é o código e então é só escrever lá e clicar no “Próxima” de novo.


Pronto, agora é só clicar em ATIVAR e você terá o seu Gmail ainda mais protegido, assim como qualquer serviço do Google. Bem legal, não é?


E aí, você já usava a verificação de duas etapas antes? Marca os amigos e espalha a novidade, quero ver todo mundo protegido! 😉