Aprenda a calibrar a bateria do seu smartphone!

Você já notou que conforme o tempo vai passando, a bateria do seu celular parece que dura menos? Pois é, isso acontece por diversos fatores. Pode ser que você esteja acumulando mais aplicativos e eles estão consumindo cada vez mais a carga do aparelho, ou simplesmente pode ser que ela não esteja calibrada direitinho e por isso te dá essa impressão. É, muitas pessoas não sabem disso, mas existe uma forma de calibrar a bateria do seu celular e tentar resolver esse problema!

Fazer isso é muito bom, principalmente quando a bateria se comporta de um jeito estranho, como por exemplo quando o celular desliga mesmo ainda tendo um pouco de carga, sabe? Ou quando o nível de bateria cai muito rápido em pouco tempo. E a boa notícia é que ele é fácil de fazer, tanto no Android quanto no iOS. 

Calibrando o Android

No Android, a primeira coisa que você deve fazer é usar o celular até a bateria esgotar completamente e ele desligar sozinho. Depois disso você precisa passar 6 horas sem ligar. Depois desse período com ele desligado e sem carga, você pode ligar no carregador e dessa vez deixar que ele carregue por completo. Quando ele chegar em 100%, deixe mais duas horas conectados na tomada, tá?

Pronto, depois dessas duas horas você pode tirar e a sua bateria estará calibrada. Fácil, não é?

Calibrando o iOS

No caso do iOS, o sistema operacional da Apple, vai demorar um pouco mais do que o Android. Primeiro é preciso fazer uma carga completa da bateria, e só então usá-la até que descarregue por completo. Quando isso acontecer, você vai precisar deixar o iPhone ou iPad desligado por oito horas.

Quando passar esse tempo, pode conectar o celular no carregador e deixar lá por mais oito horas. Ah, uma dica importante é que quando você colocar o celular para carregar, não deve desbloquear e nem mexer nele, tá? Quando acabar esse tempo você vai reiniciar ele, e para isso é só pressionar o botão de Liga/Desliga e o botão Home (Início) ao mesmo tempo.

Informações importantes sobre a calibragem

O processo de calibragem não vai mudar nada na sua bateria nem fisicamente nem quimicamente, tá? Na verdade ele não mexe com a bateria e sim com o programinha que controla ela. O que acontece é que às vezes ele pode estar corrompido e não mostrar as informações corretas. Ou seja, ele pode mostrar que o nível de bateria está a 40% quando na verdade ela já está já praticamente em 0%, por isso o aparelho desliga “do nada”.

Essa calibragem vai ajudar a mostrar esses valores certos, assim você vai poder saber exatamente quando a bateria estiver cheia ou vazia. Caso mesmo fazendo o processo o problema na sua bateria não melhore, é bom procurar por uma assistência técnica ou simplesmente trocar a bateria porque quando se usa um aparelho por muito tempo ela tem que ser trocada, tá?

E aí, como anda a bateria do seu aparelho? Acha que precisa de uma calibrada? Há quanto tempo você usa seu celular? Me conta aí 😉