Apple registra busca de imagens por voz

Gente, adoro uma novidade, e fiquei sabendo que a busca de imagens por voz pode virar realidade em breve. Parece que a Apple está bem à frente nesta corrida. De acordo com o escritório de marcas e patentes dos EUA, a maçã já se adiantou e registrou a tecnologia, com base na aplicação de voz Siri. O objetivo é facilitar a vida dos usuários possibilitando a busca e marcação de fotos. Demais, não é mesmo?

O projeto tem como finalidade procurar fotos em gadgets utilizando as famosas hashtags como índice. A notícia saiu no site americano especializado AppleInsider, que fez a descoberta essa semana – embora a patente tenha sido submetida em março do ano passado.

Este recurso será mais um dos avanços que a Apple oferece aos usuários do iOS. A versão 7 tem um sistema de buscas mais eficaz, com data e local das fotos como critérios para facilitar a procura. Segundo o site, o sistema de busca por voz também utilizará outras informações como critério, mas promete ainda mais avanços no sistema de indexação das fotos para o iOS 7 em futuras atualizações, como inclusão de atividades ou mesmo de uma chave sonora para cada foto, além de reconhecimento de objetos e de faces.

Como ainda não saiu oficialmente do papel e se trata apenas de uma patente, pode ser que demore um pouco para virar realidade, mas vou ficar de olho! Será um ótimo recurso para o Siri e pode ajudar bastante na hora de procurar uma foto entre tantas que ficam armazenadas nos smartphones. Eu adorei a notícia! Resta torcer para que desenvolvam algo parecido para Android também, né?

E você, gosta de usar interface por voz? Gostaria de ter um recurso como este no seu smartphone? Conta pra mim!