Apple: patente mostra controle remoto para casa com sensor biométrico

apple-patente-mostra-controle-remoto-para-casa-com-sensor-biometrico

Gente, olha só que novidade legal da Apple, a empresa acaba de registrar uma patente nos EUA, que mostra o funcionamento de um controle remoto universal com um dispositivo de segurança em forma de sensor de impressão digital, que aliás é semelhante ao TouchID, que já existe no iPhone 5S, sabe?

Me parece que a ideia da empresa é facilitar o controle de eletrônicos na casa, tanto que o dispositivo teria um mecanismo com um sensor para os dedos na parte traseira, para garantir que só pessoas autorizadas destranquem portas e janelas, abram o portão da garagem ou acessem canais restritos na TV da sala. Interessante, hein?

Ah! E outra coisa, esse mesmo controle poderia ser usado também para tarefas como regulagem da temperatura do termostato ou para acender as lâmpadas inteligentes, todas interligadas pelo HomeKit, aquela plataforma de automação doméstica da Apple, lembra que eu falei dela aqui no blog?

Então, de acordo com essa patente, o sistema de biometria poderia ser usado não só para aumentar a segurança em casa, mas para melhorar também a usabilidade em dispositivos que precisam de senha o tempo todo. Dá uma lidinha no que diz o documento registrado pela Apple:

“Lembrar-se de senhas ou códigos para desfrutar de dispositivos eletrônicos com acesso restrito podem prejudicar a experiência do usuário. Em certos casos, ele pode ficar frustrado ao ter que digitar uma senha usando um pequeno controle remoto ou um painel de controle compacto.”

Eu li que, além de sensor de digitais, a Apple também fala do uso de outras medidas biométricas, como leitor de retina e íris (dos olhos), monitor de eletrocardiograma, sensor de voz e até leitor de padrões de veias que serão lidas a partir da mão do usuário. Coisa de filme, hein?

Mas, olha gente, na prática, a aplicação dessa invenção, no caso, a do controle remoto para casa com sensor biométrico, ainda é incerta, viu? Vai levar um tempo até que comece a funcionar pra valer. O jeito é esperar para ver as próximas notícias a respeito desse assunto. 😉

E aí, o que você acha dessa tecnologia da Apple para usar nas casas?