Apple faz 40 anos: relembre os lançamentos mais incríveis da marca!

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca

Gente, hoje é dia da Apple assoprar velinhas! Isso mesmo, a empresa nasceu em 1º de abril e está completando 40 anos de existência! Que tal relembrar os lançamentos da maçã fundada por Steve Jobs e seus amigos?

Pra celebrar essa data tão especial, fiz aqui uma listinha com os grandes lançamentos da companhia. Vamos lá?!

Apple I (julho de 1976)
Olha só, o Apple I foi o primeiro produto criado pela empresa! E se destacou por ser uma única placa montada com cerca de 60 chips, enquanto os demais computadores primitivos eram vendidos em kits, por exemplo. Mesmo assim, o aparelho dava um trabalhinho, já que para ser usado, as pessoas precisavam colocar um gabinete, fonte de energia, teclado e monitor pra começar a usar as máquinas em suas casas ou escritórios.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-1

– Apple II (Junho de 1977)
O Apple II, que veio quase 1 ano depois, já era bem mais parecido com o computador que conhecemos hoje em dia. A máquina já vinha com um gabinete plástico composto por teclado e saídas para monitor ou televisão. E olha que legal: a linha fez tanto tanto sucesso que ganhou outras versões: o Apple II Plus (1979), o Apple IIe(1983), Apple IIc (1984), Apple IIe Enhanced (1985) e Apple IIgs (1986).

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-2

– Apple III (maio de 1980)
Já o Apple III foi desenvolvido para empresas, mas apesar de ser um computador poderoso pra época, o aparelho teve graves problemas de super aquecimento entre outros probleminhas e acabou não tendo o sucesso esperado pela Apple.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-3

– Lisa (janeiro de 1983)
Você acredita que o nome Lisa foi pela filha de Steve Jobs? Pois é, e esse foi um computador que revolucionou na ocasião, justamente por ter um mouse e uma interface gráfica. Legal, né?

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-4

– Macintosh (janeiro de 1984)
Ah, esse é o vovô dos famosos e atuais Macbooks e iMacs. E o computador é considerado o primeiro que popularizou o uso de interface gráfica, já que era bem mais barato que o modelo Lisa.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-5

– Macintosh II
A segunda geração de computadores Macintosh trouxe o suporte a monitores coloridos, revolucionando interfaces. Foi o primeiro aparelho da linha a ter um design mais bonitinho e não no formato “tudo-em-um” como os outros.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-6

– Macintosh Portable (1989)
Já o Macintosh Portable foi a primeira tentativa da Apple de entrar no mundo dos computadores portáteis, ou os conhecidos notebooks. O “tataravô” dos Macbooks era bem pesadinho: tinha 7 KG, mas chamou a atenção pelo preço salgado de US$ 12 mil. Além disso, o dispositivo apresentou um monte de problemas e não podia ser usado enquanto era carregado e conectado à tomada, sem falar que as suas baterias danificavam quando descarregadas totalmente.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-7

– Macintosh LC (1990)
Olha que bacana, a Apple lançou um computador acessível na época. Foi com essa proposta que a linha Macintosh LC chegou. A sigla LC significa low-cost ou seja, um computador de baixo custo (em português), e era considerado o primeiro dispositivo da linha com monitor colorido a preços acessíveis. Fez muito sucesso!

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-8

– Macintosh Quadra (1991)
O Macintosh Quadra foi uma série de computadores vendidos pela Apple entre 1991 e 1995. Os computadores tinham boas especificações e eram voltados para empresas e usuários que precisavam de grande processamento gráfico, algo mais potente, digamos assim. 😉

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-9

– Powerbook (1991 – 2006)
Nova tentativa da Apple de lançar um computador portátil. O Powerbook foi um dos primeiros modelos da linha e fez parte do Powerbook 100 series, que foi acompanhado pelo Powerbook Duo. Só pra resumir: no total foram cinco gerações da linha, mas nenhuma delas chegou a suportar o sistema operacional Mac OS X, acredita?

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-10

– Newton (1993)
Esse dispositivo funcionava como uma espécie de computador de bolso. Sabe um Palm Top? Então, na época ele já tinha tela sensível ao toque, caneta stylus e reconhecimento de escrita. Teve uma continuação lançada em 1994, mas foi considerado um dos grandes fracassos da Apple.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-11

– Power Macintosh (1993 – 2006)
Essa linha de computadores era mais voltada para o público corporativo, o aparelho foi o substituto da linha Quadra e teve seus último modelo, o Power Mac G5, lançado em 2006. Eles eram bem coloridos e chamavam muita atenção nos escritórios.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-12

– Macintosh TV (1993)
Lembra muito a Apple TV, não é mesmo? Pois é, já nessa época, a empresa imaginava um conceito de televisão inteligente.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-13

– QuickTake (1994)
A QuickTake era uma câmera digital que podia tirar fotos com resolução máxima de 640 x 480 pixels. Mas, o projeto não foi a diante por falta de experiência da Apple nesse ramo.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-14

– Apple Pippin (1995)
Além da fotografia digital, a Apple também se aventurou no mundo dos games e lançou o Pippin. Mas, o resultado não foi muito bom! Além de poucos jogos disponíveis e os defeitos de fábrica, o produto foi um fiasco de vendas. Ainda assim, Steve Jobs deixou grandes heranças para o mundo dos games.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-15

20th Year Anniversary Mac (1996)
Pra comemorar o seu vigésimo aniversário, a Apple lançou o 20th Anniversary Macintosh. Esse computador trazia configurações simples para a época e um design não muito atraente, sem falar do preço altíssimo.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-16

iMac (1998 – presente)
O primeiro iMac foi lançado por Steve Jobs para o público doméstico. O aparelho causou um grande impacto por trazer um design tudo-em-um (All-in-One) muito bonito e sistema pensado para a Internet, que ainda engatinhava na década de 90.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-17

Só pra se ter uma ideia, desde a sua criação, o iMac teve diversas atualizações no design e configurações. Atualmente, a linha conta com dois poderosos e finíssimos tudo-em-um com tela Retina 4K de 21 polegadas e 5K de 27 polegadas. Sucesso total!

iBook (1999)
O iBook foi um notebook produzido pela Apple e que vinha com design colorido, mas era especificamente voltado para o público doméstico, menos exigente.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-18

iPod (2001 – presente)
Gente, os iPods são considerados o começo da grande virada da Apple no ramo de dispositivos móveis. Os players de músicas se destacaram por não precisarem do uso de mídia física e usar músicas digitais compradas na loja iTunes, da Apple. Interessante, né?

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-19

Mac mini (2005 – Presente)
Como se sabe, o Mac Mini é um computador desktop portátil da Apple e considerado o mais acessível da empresa atualmente. O produto tem apenas um pequeno gabinete cúbico, que funciona como um desktop vendido sem monitor, mouse ou teclado.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-20

MacBook (2006 – Presente)
Mais atual e moderno, o Macbook é o notebook mais poderoso da Apple, voltado para empresas. Eles têm processadores potentes e é possível encontrar modelos com tela Retina de 13 e 15 polegadas e com tela simples de 13 polegadas. Aliás, no ano de 2011, Steve Jobs surpreendeu o mundo com o Macbook Air, um modelo ultrafino e leve de notebook. Ah, outra coisa: a linha ainda é fabricada em modelos de 11 e 13 polegadas, sendo uma opção menos poderosa que os Macbook Pro.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-21

Mac Pro (2006 – Presente)
Já o Mac Pro são PCs com alta performance voltados totalmente para o uso profissional. A primeira geração desse dispositivo foi apresentada em agosto de 2006. Mas, atualmente, a linha chama a atenção por um design todo cilíndrico e processadores extremamente potentes!

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-22

Apple TV (2007 – Presente)
A empresa voltou a investir no segmento de TV em 2007 com a set-top box Apple TV, que aliás, está na sua quarta geração! O aparelho foi totalmente repaginado em 2015 pra dar destaque aos aplicativos, jogos e interação com a assistente pessoal Siri. Ficou show!

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-23

iPhone (2007 – Presente)
O primeiro iPhone a gente nunca esquece! Apresentado em 2007, o smartphone da Apple causou uma grande revolução no mundo dos celulares. O modelo tinha uma tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, câmera de 2 MP e memória interna inicial de 4 GB. Além disso, destaca-se o sistema, que viria a se tornar o iOS, totalmente pensado para o uso com os dedos.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-24

O iPhone 3G chegou em 2008 com as mesmas 3,5 polegadas, mas com Internet 3G, considerada de alta velocidade na época. O iPhone 3GS chegou depois com grande melhorias nas especificações, câmera frontal e traseira de 3 MP.

Já o iPhone 4 teve o design renovado em 2010 e a introdução do famoso display Retina, ainda com 3,5 polegadas. O aparelho teve a resolução da câmera traseira aumentada para 5 MP. Depois dele, chegou a vez do iPhone 4S, em 2011, que foi o responsável pela apresentação da assistente pessoal Siri. 😉

Mais história!

Ufa! Calma que ainda não acabou. Em 2012, a Apple resolveu aumentar a tela do iPhone pela primeira vez. Daí entra o iPhone 5, com 4 polegadas e design feito de alumínio. No ano seguinte, o modelo ganhou dois sucessores: o iPhone 5C, feito em plástico, e o iPhone 5S, com design em alumínio e sensor de digitais Touch ID.

Em 2014, o iPhone 6 foi lançado com um grande aumento de tela e em dois modelos. A versão menor conta com 4,7 polegadas e o 6 Plus tem 5,5 polegadas, ah, e tem um detalhe, esses modelos foram responsáveis pela introdução do sistema de pagamento móvel Apple Pay, viu?

E mais recentemente, o iPhone 6S também chegou em duas versões com telas dos mesmos tamanhos que a geração anterior. O modelo de 2015 apresentou ainda o 3D Touch, que permite ao usuário acessar funções diferentes de acordo com a força do toque na tela.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-25

E por ultimo, temos o atual, iPhone ‘SE’ da Apple que vem com design clássico de 4 polegadas do iPhone 5S.

iPad (2010 – Presente)
Este foi outro produto queridinho e revolucionário! O iPad foi apresentado por Steve Jobs com uma tela de 9,7 polegadas e iOS 4. Depois de muita especulação, a Apple lançou um tablet menor em 2012, batizado de iPad Mini.O produto tem 7,9 polegadas e encontra-se atualmente na sua quarta geração. Em 2013, a Apple lançou o iPad Air com um design finíssimo e tela de 9,7 polegadas.

Recentemente a Apple trouxe uma nova linha de iPad voltadas para profissionais, que é o iPad Pro, que tem versões de 12,9 e 9,7 polegadas e vem com capinha, teclado e caneta Apple Pencil.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-26

Apple Watch (2014)

O Apple Watch é um relógio inteligente que foi desenvolvido pra ser usado junto com o iPhone. Disponível nos modelos Sport, Watch e Watch Edition o relógio inteligente tem pulseiras lindas e destacáveis com sensores para monitoramento cardíaco e de atividades físicas.

apple-faz-40-anos-relembre-os-lancamentos-mais-incriveis-da-marca-27

Ufa! Dá pra escrever um livro, não é verdade? Mas é tão bacana rever a trajetória dessa empresa, né? Eu adorei relembrar os produtos todos. Parabéns Apple!

E aí, me conta, o que você achou da linha do tempo com os produtos da Apple?