App ajuda deficientes visuais a evitar obstáculos na rua

app-ajuda-deficientes-visuais-a-evitar-obstaculos-na-rua

Gente, como eu acho o máximo quando a tecnologia oferece uma solução criativa para que as pessoas possam se superar. O caso do app Aerial Object é um bom exemplo disso. Ele foi criado especialmente para prevenir que as pessoas com deficiência visual, esbarrem em obstáculos à altura de suas cabeças.

Soluções tradicionais, como um cão-guia, por exemplo, falham às vezes neste aspecto, uma vez que não conseguem avisar ao seu dono do perigo à frente.

O funcionamento do app desenvolvido na Espanha é bem engenhoso. A pessoa utiliza o smartphone como um cordão e ele vibra indicando galhos, tetos baixos e outros obstáculos. Para isso, ele utiliza, claro, as câmeras e mais os sensores de movimento tão comuns nestes gadgets para, assim, calcular a distância e velocidade da pessoa em relação ao obstáculo. Incrível, né? E ele tem ainda dois modos: um para dentro de casa e outro para áreas externas.

O próximo passo agora é evoluir o app para ele funcionar no GoogleGlass e, claro, disponibilizar para o grande público. Estou esperando novidades para vir contar a vocês, tá!

Aproveitando, me conte: você gostaria de ter um app para se superar em alguma dificuldade?