Aplicativos pra você ficar mais segura na rua e no transporte público!

O mundo ainda não é um lugar tão seguro, não é? Dentre os tipos de violência se pode sofrer, uma delas é o assédio contra as mulheres, algo que acontece bastante e só quem é mulher entende o quanto realmente isso é ruim. Embora a situação seja triste, a gente pode fazer algo para começar a mudar isso, e atualmente dá pra contar até com aplicativos que podem ajudar.

São apps feitos com o objetivo de deixar as mulheres mais seguras, seja em transportes públicos ou nas ruas, os locais onde esse tipo de crime acontece com mais frequência. Eles podem te ajudar a evitar uma situação ruim ou até mesmo denunciar algo que aconteceu ou com você, com uma conhecida ou até mesmo uma situação que você presenciou. Quer conhecer alguns?

HelpMe


Também conhecido como Metro Conecta, o HelpMe é um aplicativo que já se tornou bastante conhecido aqui no Brasil, principalmente em São Paulo. Ele é um ótimo aliado no combate ao assédio nos metrôs e nos trens e conta com algumas ferramentas para isso. Primeiro, ele permite que você possa fazer uma denúncia direto com as empresas de metrô ou de trem. Segundo, você pode gravar áudios ou fazer vídeos e fotos da situação pra fazer sua denúncia. Terceiro, você pode avisar a amigos sobre as ocorrências nessas estações. E por fim, ele conta até mesmo com uma sirene que você pode soar caso esteja sendo vítima de um tipo de assédio.

O aplicativo também já foi atualizado para denunciar problemas nas estações e até mesmo pra ser usado como prova quando você acabar se atrasando para o trabalho por exemplo, por causa de alguma má condição do transporte, gerando o aviso de ocorrência.

Se você quiser fazer o download do aplicativo é só clicar aqui para Android ou iOS 😉

bSafe


Esse é um aplicativo para que você se sinta um pouco mais segura e protegida caso alguma coisa aconteça. Ele permite enviar sua localização pra amigos e em caso de algum problema, dá pra ativar o socorro por voz, sem precisar pegar o aparelho da bolsa ou do bolso para isso. Ele permite que seus amigos possam ouvir tudo em tempo real que acontece e envia sua localização pra eles, e mesmo que o agressor destrua o seu aparelho, essas informações não se perdem.

Se você quiser fazer o download do aplicativo é só clicar aqui para Android ou iOS 😉

SaiPralá


Outro aplicativo brasileiro na lista, esse app funciona mais ou menos como acontece no Waze. Sabe quando você vai passar por uma rua e o Waze avisa se tem buraco, blitz, ou coisa assim? Então, esse aplicativo vai te avisar se aconteceram casos de assédio por ali e assim você tenta evitar esses locais. Quem registra o ocorrido fala que dia aconteceu, o período do dia e qual foi o tipo de assédio, e todo mundo que tem o aplicativo pode ver.

Ele só está disponível agora para o iOS. Se quiser fazer o download é só clicar aqui 😉

Malalai


Outro aplicativo muito interessante para quem quer escolher lugares mais seguros pra andar. Ele pode te sugerir quais são os caminhos mais seguros para chegar aonde você precisa, levando em consideração a movimentação das ruas, o policiamento, prédios que tenham porteiros ou lojas e comércios abertos. Ele também avisa sobre caminhos mal iluminados ou que tenham ocorrências de violência por perto. Além disso ele te deixa compartilhar sua localização com alguém de confiança para que ele ou ela te acompanhe em tempo real. Em caso de emergência, tem um botão que entra em contato com até 3 pessoas.

Se você quiser fazer o download do aplicativo é só clicar aqui para Android 😉

Uber

Ah, e o Uber acabou de atualizar o seu aplicativo, incluindo um botão de emergência, lembra? Então, ele pode também ser bem legal para que você possa se sentir mais segura durante as corridas. Além disso, ainda dá para compartilhar detalhes sobre a viagem com seus amigos.

Não perde tempo não, compartilha com todas as suas amigas e ajude com que elas fiquem mais seguras 😉