Aplicativo WhatsCine oferece acessibilidade no cinema para cegos e surdos

aplicativo-whatscine-oferece-acessibilidade-no-cinema-para-cegos-e-surdos

Gente, pra maioria das pessoas, ir ao cinema é um passatempo bacana e comum, né? Mas já pensou como deve ser para quem tem alguma dificuldade para ver ou ouvir? Pensando nisso, dei uma pesquisada e olha só que ideia legal e inclusiva que achei: o aplicativo WhatsCine vai permitir que deficientes visuais e auditivos possam ter mais autonomia no cinema. Disponível nas plataformas Android e iOS, ele complementa a experiência deste público, oferecendo intérprete de libras (língua brasileira de sinais) e legendas, além de audiodescrição via fones de ouvido.

As salas de cinema precisam oferecer uma rede Wi-Fi específica, que fornece acesso ao conteúdo de acessibilidade, porque esses recursos não funcionam via dados (3G e 4G). A rede do aplicativo é própria para dados gerados pelo aplicativo. Ou seja, o usuário não pode se conectar à Internet com ela.

E o mais bacana: a tecnologia tem baixo custo e as salas de cinema não precisam de grande adaptação para receber o recurso. Apenas requer a implantação de um computador e roteador.

Sabia que o app já foi testado em São Paulo? Desde abril, o Shopping Frei Caneca já promoveu mais de 150 sessões, com a participação de cerca de cem usuários cegos e surdos. O projeto está sendo desenvolvido para chegar a mais salas da capital paulista e do Rio de Janeiro até o final do ano. Ai, gente, tem como não apoiar?

O WhatsCine foi criado na Espanha e tem parceria com a associação brasileira Mais Diferenças –  Educação e Cultura Inclusivas. Para funcionar, existe toda uma parceria entre produtoras, distribuidoras e salas de cinema. Um trabalho em conjunto mesmo!

Fiquei aqui na torcida para que mais espaços culturais possam oferecer essa comodidades para que TODOS, sem qualquer barreira, possam curtir um filme no final de semana.

Você conhece outros aplicativos que facilitam a vida de quem tem necessidades especiais? Então compartilha aqui nos comentários!