Aplicativo para treinar cérebro pode ajudar pessoas com esquizofrenia

aplicativo-para-treinar-cerebro-pode-ajudar-pessoas-com-esquizofrenia

Se tem uma coisa que me deixa feliz é quando eu trago notícias que combinam tecnologia e saúde aqui no blog. Fico tão animada, ainda mais quando o assunto está relacionado ao bem-estar das pessoas. Olha só essa novidade!

Um grupo de cientistas pesquisadores da Universidade de Cambridge criou um jogo de “treino cerebral” para ajudar pacientes que sofrem de esquizofrenia a melhorarem sua qualidade de vida com as rotinas de casa e do trabalho.

O app feito para dispositivos eletrônicos foi testado com um pequeno número de pacientes que jogaram o game por quatro semanas, revelando melhorias na memória e no aprendizado deles. 😉

O jogo chamado “Wizard” foi desenhado para ajudar a chamada memória episódica, que é aquele tipo de memória necessária para lembrar, onde você deixou suas chaves há algumas horas, ou mesmo para lembrar onde você estacionou seu carro em um estacionamento com muitos andares. Bacana isso, né?

Eu li que o estudo, publicado no jornal “Philosophical Transactions of the Royal Society B”, descobriu que 22 pacientes que brincaram com o jogo da memória tiveram menos erros para tentar lembrar a localização durante diferentes testes de padrões específicos.

Dá uma olhadinha no que médica Barbara Sahakian do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge comentou a respeito: “Precisamos de uma maneira de tratar os sintomas cognitivos da esquizofrenia, como problemas com a memória episódica, mas o progresso em desenvolver um tratamento com medicamentos tem sido lento.”

Para ela, este estudo demonstra que o joguinho da memória está ajudando os pacientes. E por ser interessante, até mesmo os pacientes com falta de motivação são estimulados a continuar o treinamento. Adorei saber!
E aí, me conta, o que achou dessa novidade? Compartilhe sua opinião comigo!