Aplicativo do SUS traz orientações e ajuda a identificar sintomas do novo coronavírus

Oi, gente! Muitos eventos já estão sendo cancelados no Brasil, os governos e empresas estão tentando ao máximo evitar aglomerações de pessoas para evitar que o Coronavírus se espalhe, além de estarem informando as pessoas e tomando medidas que ajudem na prevenção da doença, o que é fundamental nesse momento. Mas, podem deixar muitas pessoas preocupadas e com muitas dúvidas, principalmente sobre sintomas e quando precisam procurar um hospital, né?

Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou um aplicativo chamado “Coronavírus – SUS”, que além de trazer muitas dicas sobre prevenção, te ajuda a identificar os sintomas  da doença e a encontrar postos de saúde próximos.

Vem que eu explico mais sobre eles!

O aplicativo Coronavírus – SUS

Uma das funcionalidades mais importantes desse aplicativo é que ele te ajuda a saber se você tem a possibilidade de estar com a doença ou não. Isso é muito importante porque muitas vezes você pode estar com alguns sintomas que não são do Coronavírus, tá? Assim evita preocupações e até idas ao posto de saúde sem necessidade. Bem legal, né?

Dá pra baixar o aplicativo pro celular Android clicando aqui e também para o iPhone clicando aqui.

Se você permitir que o aplicativo tenha acesso a sua localização, ele irá te mostrar o mapa de onde você está e os postos de saúde mais próximos.

Para identificar se existe algum risco de você estar com os sintomas do novo coronavírus, é só clicar em “Como está a sua saúde” e responder algumas perguntas sobre o que você tá sentindo, se teve contato com alguém que teve suspeita do coronavírus, se viajou para zonas de risco no exterior, entre outras.

Dependendo das suas respostas, se o aplicativo identificar que você tem potencial para o estar com o vírus, ele vai te passar algumas orientações. Entre elas, ele poderá recomendar que você vá até o posto de saúde mais próximo e tome os cuidados necessários para evitar a transmissão, como usar máscaras, lavar bem as mãos e cobrir a boca se precisar tossir.

Ah, mas é bom lembrar que o aplicativo não faz diagnóstico, tá? Ou seja, ele não pode te dizer se você tem o coronavírus ou não, ele só ajuda você a identificar se você PODE ter chance de estar infectado ou não. Esse diagnóstico só pode ser feito por médicos! 😉

E diante de tantas Fake News, o aplicativo Coronavírus – SUS  é uma fonte confiável de notícias e informações sobre a epidemia, além de dar ótimas dicas de como se prevenir.

E aí, o que achou dessas ferramentas pra ficar mais tranquilo? Então marca aí os amigos e familiares pra eles se informarem ainda mais! 😉