Aplicativo Dandarah mostra locais seguros para a comunidade LGBTQI. Vem saber mais!

Oi, gente! Eu tenho uma novidade bem legal pra contar pra vocês hoje. Já conhecem o aplicativo Dandarah? Ele é voltado pra população LGBTQI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans e intersexos) e foi criado a partir do projeto Resistência Arco-Íris da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e a Associação Brasileira de Lésbicas.

O nome Dandarah é uma homenagem à travesti Dandara Ketlyn, que foi uma vítima da violência e por isso se tornou um ícone nessa luta. Isso porque um dos grandes destaques do aplicativo é que ele te mostra quais são os locais seguros pra se frequentar e também os locais que já tiveram algum tipo de problema em relação a preconceito.

Mais segurança e informação

O legal é que os próprios usuários do aplicativo podem inserir informações nele pra ajudar uns aos outros. Tem como colocar conselhos, delegacias, instituições governamentais LGBT, as não governamentais, redes de atendimento, entre outras coisas. Bem legal né?

Tem também como fazer uma denúncia em caso de agressões, e eles dão até mesmo um formulário pra você preencher direitinho. Dá pra denunciar mesmo se você ver acontecendo com outra pessoa, tá? E é tudo confidencial.

Outro recurso do aplicativo Dandarah é o botão do pânico, que você pode apertar se estiver em alguma situação de perigo ou se sinta ameaçado(a). Quando ele é acionado, ele manda mensagem para 5 pessoas que você já deixa registrado o contato.

O aplicativo é gratuito, não tem fins lucrativos e é uma ótima forma de manter essa luta com mais informações. Vale lembrar que embora ele seja voltado pra comunidade LGBTQI, todo mundo que quer ajudar a manter a comunidade segura e acolhida pode baixar também, tá?

Por enquanto ele só tá disponível para o sistema Android na Google Play, e pra baixar é só clicar aqui. Se você tem um iPhone, eles prometeram que em breve vão lançar também uma versão na App Store!

E aí, o que achou da iniciativa? Marca os amigos que fazem parte da comunidade e já espalha a novidade 😉