Aplicativo Coronavírus-SUS agora identifica caso você esteja próximo a alguém que teve exame positivo pro COVID-19.
31 de julho de 2020
3 min. de leitura

Oi, gente! Olha só que notícia legal, o Ministério da Saúde lançou hoje uma nova atualização pro aplicativo Coronavírus SUS que consegue te informar se você está por perto de pessoas que testaram positivo pro COVID-19. Bem interessante né?
Quer saber como funciona? Vem que eu te explico tudinho!
Sabendo quem tem coronavírus por perto
Esse novo recurso é possível graças a uma tecnologia chamada API Exposure Notification, que já foi usada até mesmo em outros países dessa mesma forma como na Alemanha, na Itália e no Uruguai. A ideia é que o seu smartphone receba uma notificação te avisando caso você esteja em uma área próxima a alguém que testou positivo pro COVID-19 nos últimos 14 dias.
Pra isso, as pessoas precisam voluntariamente notificar ao aplicativo caso sejam testadas positivas. E pra evitar fraudes e mentiras, na hora de notificar é preciso validar o resultado com um código que é dado no próprio exame (PCR ou o sorológico).
Segurança e Privacidade
Ah, e um detalhe muito importante é que o aplicativo não te fala quem é a pessoa que teve um exame positivo pro Coronavírus, tá? Ele só avisa que você está próximo a alguém que testou positivo. Dessa forma quem foi testado não tem sua identidade revelada, o que é muito importante.
Caso a notificação apareça no seu smartphone, ele vai te dar dicas de como se proteger e também informações sobre os sintomas da doença e o que fazer caso sinta algum deles.
Um detalhe importante é que pra notificação aparecer, é preciso que tanto você quanto a pessoa com resultado positivo para o COVID-19 tenham o aplicativo instalado nos seus smartphones. A distância que ele pode reconhecer as informações entre os contatos é de 1,5 a 2 metros.
Pra isso é só clicar aqui e fazer o download pro Android. Caso você tenha iPhone, é só clicar aqui pra fazer download pro iOS.
E aí, o que achou desse novo recurso? Acha que vai ajudar a proteger mais pessoas? Me conta aí 😉
Comentários