Android Pie já é realidade! Vem saber mais sobre o novo sistema operacional do Google!

O Android P já chegou! É, isso mesmo, depois de apresentar o novo Android em sua conferência anual em maio, hoje o Google já fez um comunicado pra imprensa revelando que a nova versão do seu sistema operacional já está sendo disponibilizada! Mas por enquanto só o pessoal que tem um smartphone Pixel, que é feito pelo Google mesmo, que vai poder atualizar para o Android P, tá? Os próximos serão os smartphones com o Android One e por fim, os outros smartphones.

E o anúncio acabou confirmando o nome do Android P, que é…Android Pie. Ou seja, torta, em inglês. O Android sempre tem essa brincadeirinha de qual sobremesa vai dar o nome ao sistema, sempre em ordem alfabética, e depois do Oreo, chega o Pie. Quer saber o que a gente vai encontrar de novo no Android Pie quando ele chegar pra todo mundo? Dá só uma olhadinha em algumas novidades que a empresa prometeu durante sua conferência:

Nova forma de acessar os aplicativos recentes


No Android sempre tem aquele quadradinho que quando a gente clica mostra todos os aplicativos abertos no aparelho, não é? No Android Pie ele vai mudar um pouco. Primeiro que agora ele vai ser acessado com um gesto de arrastar a tela pra cima quando tá na área inicial. Fácil, né? Ah, e eles não vão mais ficar um em cima do outro e sim um do lado do outro, como páginas.

Brilho adaptativo


Se você gosta de mudar o brilho da tela do seu smartphone dependendo do lugar em que você tá, o Android Pie vai aprender isso com o tempo ajustar esse brilho sozinho e automaticamente. Ou seja, se você é acostumado a ir ao cinema e abaixar o brilho do celular lá dentro para não incomodar quem está do seu lado, ele vai começar a fazer isso sozinho, sempre que detectar esse ambiente!

Bateria mais inteligente


O Android Pie também chega com um recurso muito bom para adaptar a bateria. Ela vai saber mais ou menos quais são os aplicativos que você mais usa durante o dia e dedicar mais energia para eles, esquecendo um pouco os que ficam em segundo plano. Sabe aqueles que você baixa mas só usa de vez em quando? É, eles não vão ficar consumindo tanto a energia do seu smartphone.

Volume principal modificado


Quando você diminui o volume do seu smartphone no padrão, o som que mostra é o do toque do aparelho, não é? Para que apareça o de mídia, você tem que estar rodando alguma mídia na hora. No Android P isso vai mudar. Segundo o Google o som de mídia, que é o som dos aplicativos, vídeos e áudios vai ser o som padrão. Ou seja, quando você apertar aquele botão de volume físico, você já vai abaixar o som da mídia. Isso vai evitar situações embaraçosas em lugares mais silenciosos, sabe? rs

Melhor rotação


O Android tem uma opção de rotação de tela, e quando ela tá ativa, toda vez que você vira o smartphone, a tela muda de orientação, não é? Teoricamente isso deveria acontecer sempre, mas as vezes a tela não vira de jeito nenhum né? E as vezes você não quer que ela vire, como quando vai ver uma foto, por exemplo. No Android Pie isso vai ser mais fácil de controlar. Ele vai detectar quando você girar o smartphone e vai aparecer um ícone no canto da tela, se você quiser que ela mude de orientação, é só selecionar o ícone. Fácil né?

Controlando seu tempo no smartphone


Outra novidade bem legal no Android Pie é que ele vai te mostrar uma estatística do seu uso do smartphone. Ele vai mostrar, por exemplo, quanto tempo você passou em determinados aplicativos, e até mesmo te ajudar a controlar esse tempo, colocando limites. Essas informações ficam no seu celular, ninguém mais tem acesso, tá? O recurso que limita o tempo é chamado de Timer, e você pode estabelecer um tempo máximo para usar um aplicativo por dia. Se você passar desse limite, ele te avisa.

Recurso antes de dormir


O Android Pie também promete um recurso que te ajuda a largar o celular mais fácil antes de dormir. É chamado de “Wind Down” e funciona assim: você marca o horário que você quer dormir e a medida que vai se aproximando desse horário o sistema começa a deixar a tela do seu celular mais escura e em preto e branco para que te desestimule a ficar olhando para ele. Será que funciona?

Em breve vamos ficar sabendo de mais e mais detalhes sobre o Android Pie!

E aí, seu sistema operacional é o Android? Marca aqui os amigos e espalha a novidade 😉