Android P, inteligência artificial e mais: vem saber os destaques da Google I/O!

Oi, gente! Hoje eu vou falar sobre o Google I/O, uma conferência de desenvolvedores que o Google promove todo ano pra apresentar as suas novidades de software a curto, médio e longo prazo. Quer saber tudo o que rolou? Olha só!

Android P

O Google deu uma prévia do próximo sistema operacional Android, o P. Ele vai ser focado em três pontos: inteligência, simplicidade e bem-estar digital.

Basicamente, o Google quer que as pessoas fiquem menos viciadas em seus telefones, e que quando forem usá-los, que tenham uma experiência agradável. Com o Android P, o sistema vai prever ações que você realiza no cotidiano, como por exemplo:  ouvir The Killers depois que sair do trabalho ou mostrar o caminho da sua Yoga depois da faculdade às terças. Bacana, né?

A empresa também vai mudar o visual da Central de Notificações e do Multitarefas, deixando bem parecido com o iOS da Apple. Inclusive, agora as fabricantes vão poder focar mais em gestos na tela ao invés de botões. E o melhor: o Android P vai ter a tela inicial customizável pra smartphones como LG G7 e o Zenfone 5, que têm pequenos cortes na tela.

Google Maps

Em breve, o Maps terá a aba “Explorar” remodelada, com dicas de eventos, pontos turísticos, estabelecimentos e muito mais – tudo pensado de acordo com o gosto do usuário.

Outra coisa que o Google mostrou é que o Maps pode ser a grande salvação de quem se perde pela cidade. A intenção da empresa é fazer um Street View com Realidade Aumentada, assim é só você apontar a câmera do seu celular pra rua pro app te mostrar exatamente onde você tem que ir. Já pensou? Adorei!

Google Lens

O Google Lens foi apresentado em 2017 e basicamente funciona assim: você aponta a câmera do seu celular pra um objeto e o serviço busca informações sobre ele, seja pra você comprar, saber o que é ou ver outros itens similares.

A grande novidade é que até o fim de maio, o app vai estar disponível em português e pros brasileiros. Ou seja, o seu smartphone Android vai ficar ainda mais incrível!

Google News

O Google é outra empresa que promete se esforçar pra combater as notícias falsas. Com o novo News, o Google vai aproveitar para deixar o Google Play Banca e organizar tudo nesse novo app. Jornais e revistas estarão disponíveis nele e o mais bacana é que são as preferências dos usuários que vão determinar quais notícias serão exibidas primeiro.

Ah! E olha que legal: mesmo que você acesse uma matéria de revista pelo navegador e não no app, a sua assinatura já estará vinculada automaticamente graças ao Google e aí você não vai precisar ficar digitando sua senha de novo. Arrasou!

Google Fotos

O Fotos ganhou vários recursos de inteligência artificial. Em breve, ele poderá colorir fotos em preto e branco, sugerir alterações de cor e brilho e ainda criar PDFs de documentos que você fotografou. Vai me dizer que você não tá doido pra usar essas novidades?

Google Duplex

 

Agora, o que realmente chamou atenção de todo mundo na feira foi o Duplex. Com ele, você vai poder tornar sua vida muito mais fácil. Explico: imagina que você precisa cortar o cabelo. Ao invés de ligar pro salão, você pode pedir pro Google Assistente fazer isso pra você. E o resultado é impressionante.

Durante o evento, o Google mostrou como o Assistente consegue manter uma conversa como uma pessoa, marcar o corte e depois te avisar. É simplesmente incrível!

Gmail

O Gmail ganhou um redesign como eu falei aqui no blog e em breve ele vai usar inteligência artificial pra sugerir frases e palavras enquanto você escreve um e-mail.

A proposta é tornar a escrita de mensagens mais rápida, fácil de entender e evitando erros de digitação. Com o Smart Compose, ele vai sugerir frases relevantes de acordo com o contexto, como dizer “tenha um bom dia” , no fim do e-mail!

Diga por favor

Gente, pra terminar, olha essa novidade que incrível. O Google tá trazendo pro Google Home, que é um alto-falante inteligente deles, o recurso “Pretty Please”, que é um jeito bonitinho das crianças falarem “por favor” em inglês.

Com isso, o Google só vai atender o pedido das crianças se elas falarem “por favor” e “obrigado”, o que é uma maneira de mostrar a importância de ser educado com todo mundo – seja online ou no dia a dia.

Ufa! Você viu quanta coisa legal que o Google apresentou? Pode deixar que quando essas novidades forem lançadas eu te aviso e trago todos os detalhes!