Android N: tudo o que você queria saber sobre o novo sistema operacional do Google

android-n-tudo-sobre-o-novo-sistema-operacional-do-google

Gente, como eu falei aqui no blog esta semana, o Google apresentou as suas principais novidades em um mega evento que durou três dias, lá nos Estados Unidos. E entre elas, está o tão esperado Android N. E eu resolvi fazer uma listinha pra te mostrar tudo que a nova versão do sistema operacional do robôzinho tem de especial!

Desempenho fantástico
O novo Android chega ainda mais rápido que os anteriores. Ele traz um compilador chamado JIT que faz com que o sistema fique mais ágil, inclusive na redução do tempo pra instalar novos apps. Ele também dá uma enxugadinha no tamanho de aplicativos que ocupam muito espaço e melhora o uso da bateria. Legal, né?

Melhores gráficos
Pra quem adora games, o Android N promete muitas melhorias nos gráficos de jogos e aplicativos que dependem muito do hardware. Com a ajuda de novos recursos, os dispositivos móveis como tablets e smartphones terão muito mais desempenho!

Ele é multi-tarefas
A próxima versão do Android trará nativamente o recurso de dividir a tela entre 2 aplicativos. Quando a pessoa abre um aplicativo e segura o botão “aplicativos recentes”, o sistema permite que ela escolha outro app pra ocupar outra metade da tela. Ou seja, dá pra você ver um vídeo do Youtube e fazer anotações sobre ele ao mesmo tempo. Adorei!

Atualizações de sistema automáticas
Depois que você atualizar o sistema para a nova versão, não será mais preciso se preocupar em fazer a atualização. Assim que disponibilizada, ela será feita automaticamente pra você. Tudo de bom, né?

Emojis
Outra coisa boa, o Android N será o primeiro sistema a ter novo padrão de emojis e, além de atualizar e trazer mais variações de tons de pele, entre outras novidades, ele trará 72 novos emojis.

Notificações ainda melhores
Além de mostrar suas atividades recente de aplicativos, as notificações terão outras funções no Android N. No caso de mensagens instantâneas recebidas de apps como o WhatsApp, Messenger, Telegram e Hangouts, será possível enviar respostas diretamente da notificação, sem precisar abrir o aplicativo. Prático, hein?

Realidade virtual
Outra grande inovação! O Google pretende trazer para o seu sistema operacional um “Modo Realidade Virtual”, que melhora a performance e personaliza as notificações do smartphone para ser usado dessa maneira. Tanto que pra isso, a empresa anunciou o Daydream, uma plataforma de experiências de realidade virtual na qual aplicativos especializados pra essa tecnologia serão facilmente acessíveis.

Mais segurança
O novo Android N será ainda mais seguro. E entre as melhorias, a principal delas é a encriptação em nível de arquivo, que na verdade é um tipo de criptoografia que oferece muito mais segurança aos dados dos usuários e permite melhorias de desempenho para o sistema, viu?

Melhorias no gerenciador de aplicativos
O gerenciador de aplicativos ficará melhor nesta nova versão do Android. Ele traz um recurso de troca rápida entre dois aplicativos, isto é, ao dar um toque duplo no botão de “aplicativos recentes” (o quadradinho à direita), o sistema alterna entre o aplicativo aberto e o penúltimo aplicativo usado. O recurso funciona de maneira parecida ao Alt+Tab do Windows. Além disso, a pedido dos próprios usuários, a tela de aplicativos recentes ganhará um botão “fechar todos”. 😉

Você escolhe o nome
Como eu falei aqui no blog, o “N” do novo Android ainda é apenas uma sigla, afinal, pela primeira vez, o Google permitirá que as pessoas escolham o nome da próxima versão do Android. Ah, e pra fazer isso é só acessar o site www.android.com/n e votar em um nome de doce que comece com a letra N. Legal, né?

E aí, o que achou das novidades do Android N? Conta pra mim!