Android Mensagens ou WhatsApp Web? Descubra a diferença entre eles e qual dos dois é o ideal para você!

Você sabia que o WhatsApp Web tem um concorrente para os smartphones Android? É o Android Mensagens para Web, que permite que os usuários também troquem mensagens entre si pelo computador, mas com algumas diferenças. Quer saber quais são elas? Dá uma olhada!

Custo/Benefício

Enquanto o WhatsApp Web usa só os dados da internet pra enviar e receber mensagens, o Android Mensagens pra Web usa o sistema de troca de SMS ou MMS. Por isso, além da internet, também tem aquela cobrança da operadora pelo envio de mensagens de texto. Claro que se você tem um pacote que  permite enviar SMS a vontade, não terá essa desvantagem, mas ainda assim nem todo mundo está incluído neste grupo.

Envio de arquivos

 

As duas plataformas permitem que arquivos sejam enviados, mas o Android Mensagens acaba sendo um pouco mais limitado. Como você sabe, no WhatsApp dá para enviar fotos, vídeos, imagens, contatos, e até documentos, como arquivos de texto, né? Já no Android Mensagens só pode enviar vídeos, imagens e músicas por MMS. Sem contar que ele não tem suporte para o envio de mensagens de voz ainda, como existe no WhatsApp!

Mensagens mais animadas

No WhatsApp é possível enviar também algumas figurinhas divertidas como os emojis e até mesmo gifs animados. Porém no Android Mensagens você tem a opção de enviar também os adesivos, e pode escolher entre várias opções que o serviço oferece. São ao todo 160 adesivos com temas diversos. Legal, né?

Mensagens em grupos

Outra ferramenta diferente entre os dois são os grupos. No WhatsApp é possível abrir uma conversa com um grupo de pessoas e lá dentro todos podem conversar entre si, ou seja, enviar e receber mensagens. Já no Android Mensagens esse recurso é mais parecido com a ferramenta de transmissão do WhatsApp, ou seja, você forma um grupo e tudo o que você postar todos vão ler, porém a resposta deles só vem para você!

Silenciar e ignorar contatos

Sempre tem aquela pessoa que está sempre te mandando mensagens de correntes, milhões de imagens e propagandas, né? Dá pra ignorar essa pessoa nos dois serviços, mas enquanto no WhatsApp o caminho é um pouco mais longo, no Android Mensagens basta clicar em um símbolo de um sino que fica já na tela de conversa com a pessoa, sem precisar entrar em nenhum menu!

Facilidade de contato

Outra vantagem do Android Messenger é que você pode enviar uma mensagem pra qualquer pessoa que tenha um smartphone Android. Ele é um recurso que já é nativo de qualquer celular com esse sistema operacional, tá? Então não precisa instalar nada! Já com o WhatsApp só é possível enviar mensagens para alguém se essa pessoa também tiver feito o download do app!

Segurança

E por fim, no quesito segurança, não dá para bater o WhatsApp! Isso porque nele as mensagens são totalmente encriptadas, ou seja, não tem como ninguém mais além de quem enviou e quem recebeu a mensagem ter acesso a ela. Nem mesmo os donos do aplicativo ou quem mexe no sistema! É muito seguro, não tem como duvidar! Já com o Android Mensagens isso não acontece, mas o Google já afirmou que as informações sobre cada contato são armazenados no cache do navegador e se não tiver conexão na web por até 14 dias, a conta é desativada. Ou seja, se for entrar no serviço de novo, tem que fazer login novamente.

E aí, qual é o seu preferido? Você já usou os dois? Me conta aí nos comentários 😉