Android 11 ganha a primeira versão de testes. Vem ver o que esperar pra nova versão do sistema!

Oi, gente! Todo ano o Google libera uma nova versão do Android, e cada versão que chega traz muitas novidades e melhorias. Em setembro do ano passado o Android 10 foi liberado pra todo mundo e agora em 2020 vem aí o Android 11.  Ele ainda está um pouco distante de ser liberado porque tá começando a ser testado agora, mas a primeira versão pra desenvolvedores já foi lançada essa semana.

Com ela, já podemos ter uma ideia do que esperar pro Android 11. Prontos? Então vamos descobrir!

Versão para testes

Essa primeira versão de testes chamada de Developer Preview é feita justamente pra pessoas que tem conhecimentos avançados na área, principalmente em ROOT, que é um processo onde o usuário consegue fazer modificações no próprio sistema operacional, coisa que não é liberada para usuários padrões. Nesse caso, fazer o ROOT vai dar acesso a instalar programas que de forma normal não consegue. Por isso é preciso ter conhecimento ou você pode acabar fazendo coisas erradas e comprometendo todo o seu Android, tá?

Além disso, por enquanto essa versão só funciona em alguns smartphones Pixels, que são os smartphones do próprio Google.

Ainda não sabemos exatamente quando vai ser a data de lançamento do Android 11, mas em maio vai rolar o evento anual do Google, o I/O, onde eles dão muitas informações sobre as novidades da empresa e com certeza vamos saber um pouco mais sobre a nova versão do sistema operacional. Em 2018 o Android 9 foi lançado em agosto, e em 2019, no ano passado, o Android 10 foi lançado em setembro. Então é de se esperar que seja nessa mesma época.

O que esperar?

Ainda se sabe pouco sobre o Android 11, mas tem uma função que está sendo esperada porque ela ia fazer parte do Android 10 mas acabou ficando de fora. É o armazenamento em Scoped, onde o sistema cria uma pasta secundária para os arquivos de aplicativos e que no fim tem como objetivo fazer as leituras de forma mais rápida e também impedir que aplicativos maliciosos tenham acesso aos seus dados.

Também espera-se que o novo sistema traga a possibilidade de fazer uma captura de tela estendida. Bem legal, né? Outra novidade que pode vir com o Android 11 é em relação ao Bluetooth, que na nova versão do sistema não vai ser desligado ao se ligar o Modo Avião. Assim quem estiver usando fones sem fio com conexão Bluetooth não perde essa conexão.

E tem mais novidade! Tá em rumor a possibilidade de aumentar o limite de gravação dos vídeos. Atualmente só é possível gravar um vídeo até que ele atinja o tamanho de 4GB.

E por fim, um dos recursos mais esperados, é o Modo Escuro. Ele já tá presente no Android 10 e funciona em alguns aplicativos, mas pro Android 11 espera-se que o modo já esteja mais estável, sem errinhos nem bugs.

Funções já vistas na prévia de testes

Algumas funções já foram vistas nessa nova primeira versão para desenvolvedores, entre elas:

Permissão temporária: com essa função você pode escolher dar uma permissão de forma temporária a um aplicativo. Dessa forma quando ele pede permissão, você pode escolher dar a permissão só uma vez, ou só enquanto usa o aplicativo.

Escolhendo horário do Modo Escuro: uma novidade já vista a respeito do modo escuro é a possibilidade de programar quando você quiser que ele seja ativado automaticamente, escolhendo um período do dia. Muito bom, né?

Gravação de tela: com o Android 11 você vai poder fazer um vídeo de gravação da tela do seu Android sem precisar de aplicativos de terceiros, como já acontece nos iPhones.

Silenciar notificações enquanto grava vídeos: essa opção também tá presente na versão de testes e com ela você pode impedir que durante a gravação de um vídeo apareçam notificações e atrapalhe com a vibração.

Identidade digital: o Google quer que seus documentos digitais possam ser acessados diretamente pelo sistema, sem precisar baixar aplicativos para isso. Aqui no Brasil, por exemplo, vai dar até pra poder abrir a Carteira de Habilitação digital!

Janela de chats: essa novidade vai ajudar muito quando você estiver conversando com várias pessoas em aplicativos diferentes. Ela permite que essas conversas apareçam em ícones redondos como bolhas e você pode ler e responder sem precisar abrir o aplicativo. Além disso, ainda vai ser possível enviar mensagens através da conversa pelas notificações! Bem prático, né?

E aí, o que você gostaria de ver no Android 11 que ainda não tem nas outras versões? Me conta aí! 😉