Android 11 Beta é liberado e já mostra algumas novidades!

Oi, gente! A nova versão do Android será a 11 e ela já tá chegando aos poucos, sabiam? O Google já até lançou a primeira versão Beta, que é ainda uma versão não completa e com testes, mas que já mostra as novidades que dá pra aguardar pro novo sistema operacional.

Dessa vez dá pra ver que eles estão melhorando a forma como as pessoas se comunicam com novos recursos, as notificações em formatos de bolha e até mesmo novidades pros aplicativos que ajudam na casa conectada e, claro, como não podia deixar de ser, mais segurança e privacidade.

Essa versão teste só pode ser baixada por enquanto em smartphones Pixel, que são os da própria empresa, tá?

Melhorias nas notificações

O Android 11 chega com algumas opções bem legais pra melhorar a forma como as notificações são mostradas. Primeiro, ele vai colocar os alertas dos aplicativos de mensagens em uma área dedicada, que além de separar dos demais ainda ajuda a ter uma visualização melhor dos chats pra responder ali mesmo nas notificações. Bem legal, né?

E pra isso ainda vai dar pra usar a nova função Bubbles, que faz com que essas notificações apareçam em bolhas e possam ser respondidas rapidamente. É como já ocorre com o Facebook Messenger. É só tocar na bolha da conversa que vai abrir um balão pra você ler e responder as mensagens sem precisar abrir o aplicativo pra isso nem interromper o que você tá fazendo.

Além disso, você pode escolher uma conversa pra ser considerada prioritária. Isso significa que mesmo que seu smartphone esteja no modo Não Perturbe, as notificações dessa conversa vão aparecer mesmo assim.

Ajudando na casa conectada

O novo Android 11 também chega mais antenado com a casa conectada. Isso significa que vai ser ainda mais fácil você controlar aparelhos e acessórios inteligentes pelo smartphone. Ele tá trazendo uma versão experimental de alguns recursos que vão permitir que você possa controlar esses aparelhos pelo sistema, sem precisar usar aplicativo individuais pra cada um. Bem legal, né?

Dá pra regular a temperatura da casa, pra acender e apagar luzes, entre outras coisas. Além disso, o novo sistema também já traz facilidade pra acessar métodos de pagamentos ou até mesmo documentos como cartões de embarque pra facilitar sua vida.

Mais privacidade

Muitas vezes quando você vai usar um aplicativo, ele te pede permissão pra acessar sua câmera, microfone, localização e outras coisas né? No novo Android 11 você pode permitir esse acesso uma só vez. 

Isso significa que quando você abrir o aplicativo, pode permitir o acesso a câmera uma vez. Daí se o aplicativo precisar usar sua câmera de novo, ele vai ter que pedir novamente a permissão. Isso ajuda que você saiba sempre que ele vá usar essas informações e esses recursos, ta?

E aí, tem alguma novidade que você gostaria de ver no Android 11? Me conta aí! 😉