Android 10 vai ter mais segurança e mais privacidade. Olha só as mudanças que chegarão com ele!

Oi gente! O Android 10 vai ser lançado nas próximas semanas e ele já está chamando bastante atenção. O Google já anunciou que a partir de agora seus Androids não terão mais nomes de doce, apenas o número da versão na frente, pra facilitar saber quais sãos os mais atuais. Ele também ganhou um novo logo, mais moderno e com a cor preta pra ajudar na leitura.

E agora o Google já divulgou que o Android 10 também terá uma mudança muito positiva, que é a melhoria em termos de segurança e privacidade. Isso porque existem muitas pessoas que usam o Android e a preocupação aumenta, né? Uma pequena falha vai atingir muita gente, então é melhor prevenir do que remediar.

Quais serão essas melhorias?

Pra começar, vem as melhorias na privacidade. A partir do Android 10 você vai poder encontrar a configuração de Privacidade e Local de forma mais fácil, já no menu de fácil acesso, tá? Com isso você vai poder permitir que um aplicativo tenha que solicitar permissão para acessar seus dados se ele estiver rodando em segundo plano, ou seja, se você não tiver com ele aberto no celular.

Isso também vale pra localização. Um aplicativo que estiver rodando em segundo plano não vai poder usar o GPS, a menos que você abra ele.

O Google também falou que eles estão trabalhando em uma forma de impedir que alguns aplicativos sejam intrusivos demais. São aqueles aplicativos tipo despertador e alarmes, que acabam sendo ativados automaticamente e podem atrapalhar o que o usuário está fazendo no momento.

Já em questão de segurança, vai ter uma mudança que você pode nem perceber, mas estará lá. Acontece que o Android 10 vai ativar o padrão TLS 1.3 nas conexões, que é um tipo de criptografia de arquivos e da web. Dessa forma, a navegação vai ser mais rápida e mais segura. Ou seja, vai ser mais difícil alguém ter acesso aos dados dessa conexão. Bem legal, né?

E aí, você acha que o Android precisa ser mais seguro? Quais mudanças você espera pro Android 10? Me conta aí 😉