Além do Lego, Littlebits ajuda você a criar máquinas!

Se você acompanha o meu blog, sabe como eu adoro quando a tecnologia é aplicada de forma criativa e inovadora. E foi isso o que eu descobri esta semana ao conhecer a Ayah Bdeir, a criadora do projeto Littlebits.

Quando era aluna de uma das faculdades mais famosas dos EUA, o MIT, ela percebeu que gostava mais das ferramentas que utilizava do que o produto final que conseguia com elas. Ou seja, ela era fã de circuitos, placas, chips etc.

Só que sua ideia foi a seguinte: e se eu conseguisse criar uma forma de fazer com que pessoas sem conhecimento técnico criem seus próprios circuitos, máquinas e brinquedos? Daí, ela começou a pensar no conceito do Littlebits. Primeiro, postou em seu blog a ideia do projeto e de repente começou a receber pedidos para uma invenção que ainda nem existia!

Empolgada, ela foi atrás de investimento, desenvolvimento e hoje, a Littlebits já ganhou mais de 20 prêmios pelo mundo inteiro. Como funciona? Simples: são pequenas placas já prontas e com funções pré-definidas (ou seja, você não precisa soldar ou programar nada!) que se encaixam através de pequenos ímãs. Associando uma peça que emite luz com outra que regula sua intensidade, você pode criar uma luz regulável, por exemplo. As funções podem ser mais elaboradas e permitem que você crie alarmes, carros, animais… enfim, o que sua imaginação permitir!

E o projeto é todo “open-source”, ou seja, todos podem baixar os aquivos e criar suas próprias versões e evoluções. Hoje, o Littlebits é uma empresa que oferece kits com suas peças e busca alcançar o mercado de educação, levando para crianças, uma nova forma de brincar e entender o mundo à sua volta. Não é incrível?

Olha só que legal a apresentação da Bdeir no TED, no qual ela explica todas as funções e possibilidades do LittleBits:

E aí, ficou animado com o Littlebits? O que gostaria de criar com estes bloquinhos?