Agora dá pra solicitar o seguro-desemprego pela internet

Oi gente! A tecnologia pode nos ajudar bastante, até nas coisas mais importantes! Acontece que o ministro do trabalho, Caio Vieira de Mello, informou que a partir de hoje, dia 19 de dezembro, as 18:00, os brasileiros já podem fazer a solicitação do seguro-desemprego através da internet!

Mais facilidade

Bem legal, não é? Quem já solicitou o seguro-desemprego alguma vez sabe que antes era preciso primeiro agendar um horário, depois ir até o posto de atendimento do Sine, preencher o formulário, levar toda a documentação e só a partir daí começava a contar o prazo de 30 dias para começar a receber o benefício.

Mas agora podendo fazer na internet as coisas estão mais fáceis e mais cômodas. Dá para economizar um tempão. Ah, mas no site você faz só a solicitação tá? Ainda é preciso ir no Sine para comprovar sua identidade. Ainda assim é bem mais rápido porque esse prazo de 30 dias já começa a ser contado quando você faz a solicitação no site!

Como fazer a solicitação pela internet?

O processo não é complicado não. Primeiro você precisa entrar no site Emprega Brasil e então fazer o seu cadastro lá. Fica atento que para fazer o cadastro você precisa ter em mãos alguns dados pessoais como o CPF, seu nome completo, data de nascimento, entre outros. Quando acabar, essas informações vão ser cadastradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido como Cnis.

Depois disso, você vai precisar responder um pequeno questionário que tem 5 perguntas sobre seus trabalhos anteriores. Aqui também é preciso ter cuidado porque se você errar mais do que uma pergunta, vai ter que esperar 24 horas para tentar de novo. Então tenha em mãos sua Carteira de Trabalho para não correr esse risco, tá?

Pronto, agora com o cadastro finalizado, você vai na parte dos serviços do site e procura pela opção Solicitar Seguro-Desemprego. Vai ter mais um formulário com informações para colocar, tá? Mas também é só isso, depois que você colocar as informações é só agendar o atendimento presencial.

Como o prazo começa a contar a partir do dia da solicitação na internet, mas caso o agendamento seja depois de um período de 30 dias, a primeira parcela será emitida uma semana depois do seu atendimento, certo?

E aí, você já leu em um Kindle? Tem um? Me conta aí como foi sua experiência e marca os amigos que adoram ler aqui 😉