Afinal, o que é a tecnologia 4K ou UHD?

Oi gente! Vocês já ouviram falar em TVs UHD ou 4K? Pois é, com o aumento das vendas de Smart TVs e a procura por aparelhos de maior qualidade, elas acabaram surgindo há um tempo. Querem entender o que significa esse nome e por que ela é melhor do que a famosa TV Full HD? Eu explico.

4 vezes mais pixels

As TVs Ultra HD também são chamadas de 4K. Isso porque ela tem 4 vezes mais pixels em sua tela em relação as TVs Full HD. A resolução desses aparelhos é de 3840×2160 pixels e o resultado é que no fim temos 8.294.400 pixels na tela. Número grande, hein? E isso é muito bom! Sim, porque quanto mais pixel tem uma imagem, mais discretos eles são, e por isso são menos notáveis.


O resultado final é que a imagem fica mais brilhante, as cores ficam mais vivas e tudo mais nítido. Os detalhes dessa imagem também melhoram bastante! Por exemplo, a imagem de uma árvore vai mostrar mais detalhes de tudo, até mesmo das folhas, por menor que sejam. Agora na época de copa do mundo, o pessoal com uma TV 4K vai ver mais detalhes do gramado e dos jogadores do que as outras TVs!

Ao alcance de todos

Ah, e se você acha que é preciso gastar muito para ter uma, está enganado. Hoje em dia existem modelos de TV 4K com preços mais em conta, vale a pena dar uma pesquisada! Outro aspecto que muda o valor da TV é o tamanho da tela. Existem modelos de 40 a 90 ou mais polegadas com a resolução UHD.

Para aproveitar ao máximo a qualidade 4K da TV, é importante lembrar que o conteúdo tem que ser feito para essa resolução, tá gente? Mas não se preocupem, hoje em dia muitas empresas que fazem isso e muitas outras que já contam com conteúdo em 4K, como por exemplo nossa querida Netflix. Sem contar que temos até mesmo alguns modelos de smartphones que filmam na resolução 4K.

E é por isso que é cada vez mais comum encontrar TVs com resolução Ultra HD nas prateleiras da loja. Todo mundo quer a melhor qualidade possível, não é?

E aí, ficou interessado em comprar uma? Marca aqui o seu amigo que iria curtir ver os jogos da copa em uma TV 4K 😉