Adobe anuncia aplicativo capaz de identificar se a foto foi manipulada!

Oi, gente! Vocês lembram que a Adobe lançou um novo aplicativo de Photoshop pro celular? Eu contei tudo sobre ele, é só clicar aqui e conferir! Pois é, mas essa não foi a única novidade da empresa não. Acontece que eles também apresentaram um aplicativo que é capaz de identificar se uma foto foi editada ou não! Bem legal né? Vem saber mais!

Desvendando a edição

Hoje em dia é muito comum colocar um filtro, fazer algumas montagens, tudo pra foto ficar mais bonita e interessante, né? Mas às vezes essas montagens podem acabar sendo usadas para espalhar notícias falsas e enganosas. Por isso a Adobe lançou o About Face, que é uma ferramenta capaz reconhecer se uma imagem foi alterada ou não.

É bem fácil, basta abrir a imagem no aplicativo, que ele começa a fazer uma leitura dela, pixel por pixel, e consegue assim identificar se houve alguma mudança ou manipulação ali. Ou seja, ele consegue ver se algo foi esticado, se foi comprimido, se foi colocado algo que não havia ali, entre outras coisas.

Quando ele detecta a manipulação, ele mostra com um feixe de luz no local certinho e em alguns casos até dá a opção de desfazer a edição feita ali na imagem. Incrível, né?

Em experimentação

O aplicativo ainda tá em fase experimental, tá gente? Por enquanto ele só consegue identificar se a edição foi feita na ferramenta Liquify, mas como é um projeto inicial o que se espera é que ela fique ainda mais poderosa com o passar do tempo.

Por isso o aplicativo só foi anunciado, mas ainda não foi lançado, ou seja, ainda não dá pra usar, tá? Mas é uma ótima notícia, principalmente agora que vemos tantas notícias falsas, né?

E aí, o que achou da ideia? Você teria um aplicativo desse no seu smartphone? Me conta aí 😉